Prefeitura da Vitória e a Marinha realizam ação com mais de 400 atendimentos médicos no bairro de Lídia Queiroz

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória
Uma grande ação conjunta entre a prefeitura da Vitória, através da Secretaria do Trabalho e Juventude e a Marinha do Brasil, trouxe à Vitória de Santo Antão, na manhã desta quinta-feira (5), mais de 30 médicos de diversas especialidades, do Comando do 3º Distrito Naval,  para atender gratuitamente à população.
Ação cívico-social (ACISO), realizada na Unidade de Saúde, do bairro de Lídia Queiroz realizou mais de 400 atendimentos em especialidades como otorrinolaringologia, pediatria, gastrologia, clínica geral, ginecologia, nutrição e odontologia, entre outras.

A secretaria de Saúde e a Secretaria de Ação Social participaram da ACISO com mais de 20 profissionais prestando atendimentos em serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicose, HIV e Sífilis; odontologia, serviços de ambulância, para remoção de pacientes, em casos de urgência; higiene bucal, além da ação preventiva dos Agentes de Saúde e NASF.

A Secretaria de Defesa Social, do governo de Pernambuco, integrou o projeto com emissão de carteira de identidade. Para o motorista aposentado, Isael Luiz, de 64 anos, que visitou a unidade móvel da SDS, para retirar a segunda via da identidade, a ação trouxe comodidade e agilidade em alguns serviços essenciais para a comunidade. “A ação facilitou bastante a minha vida”, conta ele. “Posso tirar a identidade na porta de casa. Já fui várias vezes à delegacia e ainda não consegui tirar o RG, aqui vou tê-lo em 15 dias”, afirma.
Para o secretário de Trabalho e Juventude, Ronaldo de Deus essa é a principal característica da ação, trazer profissionais para ajudar a comunidade. “Esta parceria veio através de uma qualificação que fiz junto ao SEBRAE. A Marinha leva esse serviço para localidades em todo o Brasil e nessa etapa o município de Vitória foi contemplado. Estamos o dia todo atendendo a população. Tentaremos ampliar isso em um outro momento para toda a cidade”, conta.

Além dos médicos a Marinha do Brasil esteve representada pelo Capitão-de-mar-e-guerra, Carlos Alberto Meirelles que falou sobre a parceria com a prefeitura da Vitória. “Esse é nosso objetivo: dar apoio à população. Nós trouxemos uma estrutura bastante grande e diversificada com especialidades básicas, mas também como gastrologia, cirurgiões, ginecologistas, ou seja, uma gama de profissionais para poder dar esse apoio e auxiliar o máximo possível”, explica Meirelles.

Com informações da assessoria