Os servidores administrativos da Universidade Federal de Pernambuco vão parar as atividades por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante assembleia da categoria, na manhã desta quarta-feira (19), no Centro de Ciências da Saúde da UFPE. A manifestação está marcada para começar na próxima segunda feira (24). O ato inicial terá concentração às 8h, na frente da reitoria da UFPE. Ainda nesta tarde, acontece a primeira reunião do Comando de Greve.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe), as condições estão propícias para pressionar a União pelo avanço da pauta dos técnicos administrativos, que não andaram conforme prometido depois da greve de 2013.
Entre as reinvidicações da categoria está a carga horaria de 30 horas, o aprimoramento da carreira, o reposicionamento dos aposentados, o avanço privado dentro da universidade. Além do caráter econômico de corrosão salarial no curto prazo.
Para garantir a legalidade do movimento, a contar de sua aprovação, a categoria vai esperar 72 horas para começar a paralisação, marcada para a próxima segunda-feira. Até lá, será feito um trabalho de mobilização para que a greve.
Ainda segundo o sindicato, contando com a Universidade Federal de Pernambuco, já são 39 universidades federais em greve no país. A reunião do Comando de Greve será na sede do Sintufepe.