O projeto vai mapear os 98 mil km² do território pernambucano
Foto: Divulgação |
O projeto Pernambuco Tridimensional será lançado nesta segunda-feira (31). O programa do Governo do Estado vai realizar o mapeamento digital a laser, em alta resolução, dos 98 mil km² do território pernambucano.
O programa, que faz parte da ação do Projeto de Sustentabilidade Hídrica (PSHPE), usa a metodologia de aerofotogrametria. O trabalho vai permitir conhecer cada metro quadrado de Pernambuco com detalhes.O mapeamento do estado pernambucano usará a escalas de 1:1.000 e 1:5.000, único território do Hemisfério Sul com esta qualidade.
Os dados obtidos com a tecnologia vão ajudar em uma série de futuras ações dos governos estadual, municipal e federal. Além de áreas de drenagem e redes de água e de esgoto, também serão beneficiados projetos voltados para os planejamentos urbano e ambiental, para a construção de estradas, para a geração de energia e para as telecomunicações.
Os serviços foram iniciados em Fevereiro de 2014 e devem ser concluídos em 15 meses. O custo estimado é de cerca de R$ 19 milhões, financiado com recursos do PSHPE via Banco Mundial.
As informações obtidas disponibilizados pela internet de forma irrestrita, para uso em todas as áreas de conhecimento nos quais esses dados possam ser aplicados tais como em pesquisas, projetos, empreendimentos públicos e privados.