Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
O prefeito da Vitória de Santo Antão, Elias Alves de Lira, juntamente com a secretária de educação do município, Maria José, decidiram que os professores municipais que participaram da Greve Nacional da Educação, realizada de 17 a 19 de março, terão os dias parados abonados, ou seja, não descontados de seus vencimentos. Contudo, a determinação do executivo também estabelece o cumprimento da obrigatoriedade dos 200 dias letivos, o que resultará na reposição das aulas dos dias em que os docentes se ausentaram para participarem do movimento.
Segundo Maria José, a decisão foi defendida acertadamente pelo prefeito, tranquiliza toda a classe educacional do município, e todos ganham com isso; os professores que têm assegurado um direito justo de reinvindicação e os alunos que não sofrerão qualquer prejuízo, já que a obrigação da carga de horas do ano letivo não será prejudicada.
Decisão semelhante foi tomada pelo governo do Estado, após assembleia realizada na última quarta-feira (26) pelo SINTEPE, onde trabalhadores em educação aprovaram pauta com vários pontos negociados junto ao governo.