Foto: Roberto Soares/ALEPE |
A necessidade de ampliar o quadro da Polícia Militar e dar mais segurança à população com a convocação dos aprovados no concurso para bombeiros e PMs foi tema de debate, nesta terça (11 de março), na Assembleia. Concursados lotaram as galerias do Plenário da Casa Joaquim Nabuco para acompanhar a discussão.
Daniel Coelho, do PSDB, alertou para a urgência de ampliação do efetivo da PM com a redução progressiva de policiais nas ruas devido a aposentadorias e desligamentos. O tucano pediu a atenção do Governo para a convocação de pessoal, e informou que a lista de espera dos concursados dispõe de mais de 12 mil nomes.
O vice-líder do Governo, Isaltino Nascimento, do PSB, listou conquistas da segurança pública no Estado desde 2007. O título da Organização das Nações Unidas colocando o Pacto pela Vida como a melhor política do mundo em segurança pública foi uma delas. Nascimento afirmou que a chamada dos aprovados precisa estar em sintonia com as condições financeiras do Estado e dentro das regras do período eleitoral que se aproxima.
Em aparte, Antônio Moraes, do PSDB, propôs a criação de um grupo de trabalho para intermediar a demanda dos concursados junto ao Governo. A proposta recebeu apoio de vários deputados. André Campos, do PSB, sugeriu que o pedido de criação da comissão seja encaminhado à Mesa Diretora.
Terezinha Nunes e Betinho Gomes, do PSDB, Odacy Amorim, do PT, Ângelo Ferreira e Aluísio Lessa, do PSB, Alberto Feitosa, do PR, e Tony Gel, do PMDB, também repercutiram o tema.