Foto: TV Jornal |
Um programa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pode ser a solução para os endividados que querem firmar um acordo com os credores. O Proendividado ajuda a buscar uma solução para o problema que favoreça ambas as partes. Para fazer uso da iniciativa, o endividado passa por uma triagem, apresenta quem são os credores e as duas partes são chamadas para uma mesa de negociação.
O acordo estabelecido após o encontro é homologado judicialmente e a partir de então funciona como sentença, passa a ser considerado como título executivo judicial. O programa existe desde 2011 e já atendeu a mais de 10 mil pessoas em Pernambuco. A maioria delas caiu na armadilha dos juros.
Um estudo realizado no último mês de dezembro concluiu que os consumidores ainda têm muito o que aprender nas finanças pessoais. A cada dez consumidores, oito não conseguem controlar as próprias despesas. O mesmo estudo do SPC Brasil e e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revelou também que um terço dos entrevistados pouco ou nada sabiam das próprias contas regulares.