Fundação do clube foi em 1924, no bairro do Cajá
Foto: Divulgação/Prefeitura |
O Clube de Fados se prepara para comemorar seus 90 anos de fundação com estilo, nesta sexta-feira (28), quando realiza seu desfile em Vitória de Santo Antão. O Taboquinhas sairá da Rua Professor Juca, em frente a Casa dos Pobres, no bairro da Matriz, às 20h.
O majestoso toque de Portugal para a Terra das Tabocas é trago pelo clube. Dois cordões de moças e rapazes desfilam vestidos com as cores de Portugal, estandarte e flabelo à frente, Senhora Helena e Sinhá Pequena no centro. Todos vão levando ao ombro uma taboca, de cerca de metro e meio, planta da família do bambu. Quando cantam, marcam o ritmo batendo-a no chão, e a música tem evidente vinculação com o frevo-de-bloco, inclusive pela presença de instrumentos de pau e corda: violino, rabeca, cavaquinho, violão, atabaque, pandeiro. As coreografias consistem em evoluções no cordão.
HISTÓRIA – As Taboquinhas foi fundado em 1924, no bairro do Cajá, provavelmente derivado do Clube de Fados Canna Verde (Recife). O nome surgiu em homenagem a Batalha das Tabocas, no dia 3 de agosto de 1645. O mais curioso no clube é que não acontece ensaio para o carnaval, sempre tocam as mesmas músicas, dezesseis delas foram compostas pelos próprios componentes, quais algumas já está na graça da população, que cantam em alto e bom som durante todo o carnaval.