A polêmica dos “rolezinhos” – encontros marcados por jovens da periferia pela internet, com destino aos maiores shoppings do País – parece ter chegado a Vitória de Santo Antão. Reunião marcada pelos jovens nas redes sociais, prometem visitar o estabelecimento Vitória Park Shopping no dia 1º de fevereiro.
O evento “Rolezinho Vitória Park Shopping” já possuía, até o início da noite desta quarta-feira (22), 100 pessoas confirmadas, com 60 marcações de “talvez”. Na descrição do evento, a administração da página classifica o encontro como “só curtição com a galera”. “Chamem seus amigos e vamos nos divertir este é um evento para todos, para conhecer novas pessoas e zuar com a galera ”, complementa o texto, acrescentando que o encontro é em solidariedade com os jovens que estão sendo repreendidos no Brasil. O texto ainda diz aos participantes que “se possível levem 1kg de alimento”, que será doado a uma casa beneficente do município.
Os rolezinhos surgiram em São Paulo no final de 2013, como um protesto dos jovens de baixa renda das periferias de São Paulo contra o consumismo dos shoppings da região central do Estado. No dia 8 de dezembro do último ano, seis mil adolescentes participaram de um encontro no shopping Metrô Itaquera que terminou em tumulto com a participação da polícia.
Os encontros continuaram acontecendo durante o mês de dezembro e o começo de janeiro, até que a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) pediu uma liminar à justiça para impedir os rolezinhos. Com a medida em mãos, alguns shoppings de São Paulo começaram a barrar a entrada de “menores desacompanhados” nos estabelecimentos, infringindo multa de R$ 10 mil aos infratores. Com a proibição, o caso ganhou repercussão nacional por meio das redes sociais, quando jovens da periferia de todo o país começaram a marcar encontros pela internet em apoio aos adolescentes barrados nos centros comerciais paulistas.
complicado, será que devem acreditar nesta história de pacifico?
acho que deveriam, ter mais segurança e outra coisa, o shopping é privado entra quem ele bem decidir, o poder público não tem direito nenhum um lugar privado.
Por que esses “jovens” na organizar “Rolezinho” para doação de sangue no HEMOPE!.. isso eles não fazem, agora pra promover desordem e pertubação da ordem eles saber se organizar não é? bando de vagabundos, a PM tem que descer a lenha nesses safados!…