Na primeira etapa, cinco instituições beneficentes foram contempladas. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória) |
A prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Ação Social e Secretaria de Agricultura, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), entregou nesta quinta-feira (26), mais de meia tonelada de alimentos a diversas instituições beneficentes que atendem à crianças e idosos no município.
A iniciativa que contou com a presença do prefeito Elias Lira e representantes do IFEPE (Lar dos Idosos), da Casa dos Pobres, IVH, Casa da Criança (AESV), do Lar Espírita, e do secretário de Ação Social, Manoel Aldo, é resultado do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) que tem a finalidade de promover a agricultura familiar, através da compra semanal do excedente da produção do pequeno agricultor, fornecendo-a a população em situação de insegurança alimentar.
Em Vitória de Santo Antão o programa denominado ‘Mais Alimento’ toma contornos mais amplos e além das instituições beneficentes, irá atender, através dos CRAS, a população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social do município, inseridas nos programas ‘Mais Trabalho’ e ‘Vitória Mais Renda’.
Nesta primeira etapa seis agricultores cadastrados, segundo critérios definidos pelo IPA, participaram do fornecimento. Já na primeira semana de janeiro de 2014, a previsão é de esse número seja ampliado para 50 agricultores participando do programa.
Segundo estimativa do secretário de Ação Social, Manoel Aldo, o volume de aquisição de alimentos pelo programa será quintuplicado, chegando a quase três toneladas por semana, distribuídos gratuitamente pelo município a quem mais precisa.
Em conversa com os técnicos do IPA o prefeito Elias Lira externou diversas vezes a preocupação para que esses alimentos cheguem à população mais carente do município. “Nosso objetivo é que toda pessoa que tenha necessidade de alimento e não possa comprá-lo, seja atendido. Estamos entregando, inhame, macaxeira, feijão verde, massa de mandioca, banana, limão, entre outros. São alimentos saudáveis e podem garantir uma boa refeição para quem tanto precisa”, detalhou o prefeito.