Arquibancadas do Estádio Carneirão quase nem nenhum torcedor, mas público foi de 4.960 |
A Acadêmica Vitória e o Pesqueira se enfrentaram ontem à tarde, em Vitória de Santo Antão, pela 4ª rodada do primeiro turno do Estadual de 2014, a Taça Miguel Arraes. A partida, com campo pesado após as chuvas na capital e a na Zona da Mata, deveria ter sido disputada na noite de quarta-feira, mas um problema em uma das torres de iluminação adiou o jogo. Apesar da mudança, o público foi excelente. Ao menos no borderô, que apresentou um total de 4.960 torcedores. Porém, mais uma vez, o Carneirão estava às moscas.
A média de 6 mil torcedores no Pernambucano de 2014, iniciado antes mesmo do ano correspondente, já havia chamado a atenção, sobretudo pelo fato de a maioria das partidas apresentar estádios completamente vazios. O Superesportes já denunciou o fato em duas oportunidades. No Estadual de 2013 e após as duas primeiras rodadas a edição de 2014, cuja média vinha sendo superior inclusive à edição passada, mesmo contabilizando os clássicos.
Na última reportagem, publicada no sábado passado, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, justificou que a troca dos ingressos promocionais da campanha Todos com a Nota – entre 4,5 mil e 7 mil entradas por jogo – vem ocorrendo de forma regular e legal, na véspera das rodadas e com a ajuda de empresários – e os respectivos funcionários – nas cidades presentes na competição.
Público real
Já em relação aos estádios vazios, o dirigente afirmou, em entrevista na sede da entidade, que só a troca é informada no borderô, mas que o “público presente” – uma vez que muitas pessoas com bilhetes na mão acabam não indo – também vinha sendo informado. Apenas no sistema de som, durante os jogos. Nenhum registro no borderô ou no site oficial da Federação.
No entanto, a norma – implantada após a primeira reportagem, em fevereiro – não vem sendo seguida à risca. Ontem, no Carneirão, o locutor do estádio anunciou o público e a renda às pressas, no segundo tempo do triunfo do Vitória por 1 a 0. No caso, apenas o público total, de “4.960” pessoas. Nitidamente, não havia nem 10% dessa quantidade na arquibancada. Segundo a FPF, deveria ter sido informado também o público real. A imprensa esportiva presente no local cobrou a informação aos organizadores. E não recebeu resposta.
Chã Grande larga a lanterna do PE2014
Duas partidas no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. No primeiro confronto, o Vitória venceu o Pesqueira por 1 a 0. Cristiano marcou o gol, aos 30 minutos da primeira etapa, que deu três pontos importantes ao timeda casa. A segunda partida aconteceu apenas à noite.
E o Chã Grande derrotou o Porto, de Caruaru, por 2 a 1. Todos os gols da partida saíram no segundo tempo. Tiago Lima marcou duas vezes para o Chã Grande, aos 16 e 28, enquanto que Joélson diminuiu aos 40.