Foram aprovados pela Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão dois Projetos de Lei, de autoria do Poder Executivo e outro de autoria do vereador Edmo da Costa Neves Filho (PMN), na sessão ordinária desta quinta-feira (31/10).
Houve pedido de Vistas na sessão anterior por parte do vereador Dr. Saulo Albuquerque (Solidariedade) referente ao projeto de Lei nº 61/13 e do Irmão Duda (PSDC) também pediu Vistas referente ao projeto de Lei nº 58/13, este último trata-se da extinção do Fundo Municipal de Irrigação que segue em tramitação na Casa. Já o Projeto de Lei nº 40/13 concede o Título Honorífico de Cidadão Vitoriense ao Pastor Ailton José Alves – presidente das Assembleias de Deus de Pernambuco e também da Convenção das Assembleias de Deus do Estado, proposto pelo Presidente da Câmara, Prof. Edmo Neves. Tanto a PL nº 61/13 e a PL nº 40/13 foram aprovadas.
O Projeto de Lei nº 61/13 se refere a autorização de doação de 10.0009,83 m² de terras públicas do Parque Industrial, a Empresa M.M.C. Transportadora EIRELI – ME, sob o CNPJ nº 19.0002.528/0001-28, no Engenho Bento Velho. O Projeto foi aprovado com o voto contrário apenas do vereador Danda da Feijoada (PR).
Em intervenção na Tribuna da Câmara, Dr. Saulo repercutiu quanto a falta de médicos e medicamentos em Postos de Saúde situados no subúrbio vitoriense. Citou como exemplo o Posto de Saúde de Caiçara que não dispõe de médico. O parlamentar apelou ao Poder Executivo que se esforce em resolver a questão e melhor se articular com o Programa Mais Médicos do Governo Federal, pelo qual o Município deverá contar com 15 profissionais estrangeiros.
Dr. Saulo Albuquerque mencionou seu ingresso ao partido Solidariedade e externou o desejo de junto ao partido viabilizar novos projetos que possam contribuir com Vitória. Aproveitou ainda para externar um Voto de Aplauso a direção da APAMI Vitória pelo reconhecimento nacional do título de Hospital Amigo da Criança.
Por sua vez, o vereador Toninho (PROS) repercutiu o recebimento na Casa do ofício da Superintendência dos Correios que assegurou o aumento no número de efetivos do quadro de pessoal que servem a Agência dos Correios da Vitória de Santo Antão, pelo qual foi sua provocação em cobrar, após Requerimento aprovado na Câmara Municipal.
Toninho aproveitou para parabenizar o Presidente da Câmara, Prof. Edmo Neves, pela iniciativa de ter disponibilizado para a população através do SESI/PE exames gratuitos para prevenção do câncer de Mama e de Próstata, ocorrido nesta semana. Ainda, na oportunidade, reforçou o seu pedido aos órgãos responsáveis para implantar uma lombada eletrônica no retorno da Rodovia BR 232 (entrada da cidade) que tem causado sérios problemas de trânsito. Toninho relatou sua visita feita ao 21º BPM Vitória quando foi recebido pelo Major para cobrar maior policiamento na Comunidade do Cajueiro. Segundo ele, o representante do 21º BPM afirmou que só há apenas cinco (05) viaturas para servir a população da Vitória, sendo que destes, 04 veículos estão atrelados ao Patrulha dos Bairros. “É preciso que o Governador Eduardo Campos intensifique suas ações na área de segurança em Vitória. O Governo precisa dar maior atenção ao que acontece em nossa cidade”, externou Toninho.
Novo da Banca (PSD) registrou um Voto de Profundo Pesar pelo falecimento do Professor Mário Carneiro Albuquerque.
Danda da Feijoada (PR) corroborou com a intervenção de Dr. Saulo no que diz respeito a deficiência da prestação de serviço na área da Saúde, citando as dificuldades que a comunidade do Jardim São Pedro e Alto José Leal passam quando precisam do serviço. O parlamentar justificou o seu voto contrário a PL nº 61/13 e cobrou a presença no Plenário dos beneficiados por esta doação de terreno, acusando que o endereço da empresa beneficiada é estritamente residencial, não havendo qualquer indício de negócio. Em aparte, Edvaldo Bione (PROS), alertou a Danda que todos os projetos de doação de terrenos que chegam a Câmara, os CNPJ’s das empresas beneficiadas passam por uma prévia avaliação da Prefeitura de Vitória.
Geraldo Filho (Solidariedade) anunciou sua ida antes desta Sessão ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em companhia dos representantes do Movimento vitoriense Aposente, para cobrar o cumprimento da Lei Municipal que versa sobre o tempo de atendimento nas filas das agências bancárias, onde aguarda posicionamento da Promotoria de Defesa do Consumidor.
Próxima Sessão Ordinária no Plenário da Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão, marcada para a quinta-feira (07/11), às 11h. da manhã (horário regimental). Além da Sessão Solene também na quinta-feira (07), às 19h30, no Clube Abanadores O Leão, no Bairro da Matriz, para entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Vitoriense ao ex Ministro Fernando Bezerra Coelho, bem como ao Arcebispo de Olinda e Recife – Dom Fernando Saburido e ao Presidente das Assembleias de Deus de Pernambuco Pastor Ailton José Alves, dentre outros.