Zona azul, câmeras de monitoramento e lombadas eletrônicas serão as novas ferramentas da AGTRAN

Agência também terá reforço na fiscalização com duas novas viaturas

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória

Criada com a finalidade de efetivar a municipalização do trânsito na cidade, a AGTRAN – Agência Municipal de Trânsito da Vitória de Santo Antão – vai, paulatinamente, tornando a mobilidade urbana no município cada vez melhor.

Dado o primeiro passo – a criação da AGTRAN através do Decreto nº. 006, de 04 de janeiro de 2013 – a gestão municipal colocou nas ruas agentes e viaturas que aos poucos foram trabalhando o ordenamento do centro e adjacências, colocando ou repondo sinalização de trânsito; definindo pontos de mototaxis; instruindo e orientando motoristas e pedestres através de ações em semáforos, e outros.
Os mototaxistas vitorienses, aliás, foram cadastrados e profissionalizados através de cursos gratuitos oferecidos pelo município, ficando permitido o serviço àqueles que cumpriram as exigências da lei e agora podem circular transportando passageiros.
Agora, a AGTRAN inicia o disciplinamento também dos taxis que atuam no município. Para isto, um levantamento foi feito para que o serviço seja de fato realizado por profissionais habilitados, e em veículos com placas vermelhas, que somente serão permitidas àqueles destinados ao serviço. Mais uma vez, as determinações seguem a legislação do CONTRAM – Conselho Nacional de Trânsito – e, a exemplo dos mototaxistas, quem não se enquadrar não poderá exercer o serviço.
Também passa a ser o obrigatório o uso do taxímetro, conforme resolução publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 19 de Outubro, que determina um prazo de 90 dias para instalação do equipamento, e institui valores de bandeirada e horários. Também está em projeto a adesivação desses veículos, que contarão com identificação lateral padronizadas.


Segundo Hildebrando Lima, diretor da AGTRAN, outra boa notícia é que já está em processo final a licitação para implantação da fiscalização eletrônica com câmeras em semáforos empalhados pela cidade (dois desses equipamentos já estão em teste), além de lombadas eletrônicas para controle de velocidade em avenidas como a Henrique de Holanda, antiga BR 232, e outras.
Já o Serviço publico de gestão de estacionamento rotativo (Zona Azul), um dos pontos mais importantes para o efetivo ordenamento do centro, como bem definiu Hildebrando, já passou por toda a fase inicial licitatória e deve estar sendo posto em prática em breve. “Um das maiores expectativas nossa diz respeito ao sistema de Zona Azul que será implantado em Vitória, pois além de estarmos trazendo para cá um modelo inovador, onde a aquisição do ticket é feita em máquinas espalhadas pela cidade (tackímetros), delimitamos, através de estudos, um número de vagas que ajudará na desobstrução das ruas do centro e dará um impacto visual muito bom em nossas ruas, principalmente no centro comercial,” destacou o diretor.
Outro importante ponto do trânsito local está sendo trabalhado nesse momento: um receptivo para transporte alternativo. “Essa é uma questão que não podemos fugir. Vitória hoje é um grande centro econômico e industrial que atrai gente de todos os lugares do Estado. Basta ver que aproximadamente 90 por cento dos veículos de transporte alternativo que circulam aqui vêm de outras cidades. Com a formatação, não será mais possível permitir que esses veículos circulem pelo centro da cidade obstruindo ainda mais nossas ruas. Em contrapartida, não podemos impor dificuldades a quem quer ou precisa utilizar o serviço. Para isso estaremos divulgando em breve o local e projeto deste terminal, além do disciplinamento de parada e locais de embarque e desembarque também de ônibus locais. É importante que todos tenham em mente que as melhorias são para o benefício de todos, por isso é importante a colaboração e compreensão, principalmente dos vitorienses, que começam a vivenciar o melhoramento da mobilidade urbana em sua cidade,” completou Hildebrando Lima.
Nos próximos dias, a AGTRAN passará a funcionar em novo endereço, em local mais amplo, na avenida Dom joão costa, além de colocar em circulação mais duas viaturas, modelo Gol, que aumentarão o campo de fiscalização da agência no município.

Com informações da assessoria

2 Replies to “Zona azul, câmeras de monitoramento e lombadas eletrônicas serão as novas ferramentas da AGTRAN

  1. Eu Nao Acho, As Letras Pequenas Fica Mais Organizado, Caso Nao Saiba Andre, Vc Pode Aumentar as Letras Usando a Lupa do seu Browser, ;-)

Comments are closed.