Presidente da Câmara de Vitória sugere sinal wi-fi gratuito em praças

O vereador Prof. Edmo da Costa Neves Filho (PMN) teve aprovado na Câmara Municipal onze requerimentos indicando as praças públicas para implantação do “Projeto Praças Digitais” para que estes espaços públicos de lazer tenham sinal wi-fi gratuito (3G ou superior). Segundo ele, a ideia é fazer uma parceria com a iniciativa privada para viabilizar e beneficiar a população vitoriense, encorajando a cidadania por meio da inclusão digital, conforme foi sugerido ao Prefeito Elias Lira (PSD).

“Qualquer pessoa que possuir um dispositivo móvel com acesso à internet poderá usufruir do serviço, que já é prestado em muitas capitais do mundo”, afirma o Presidente da Câmara de Vitória. A justificativa da proposta informa que o sistema deverá ser fiscalizado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, que oferecerá suporte técnico necessário às empresas parceiras do projeto em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura da Vitória de Santo Antão.
Pela sugestão do parlamentar as seguintes comunidades seriam contempladas com esta iniciativa: Praça de Águas Branca, Rua Amarela, Praça do Alto do Amparo, Jardim Ipiranga, Mangueira, Maués, Matadouro, Natuba, Outeiro, Pirituba e Redenção. “A Web é um mecanismo imprescindível para a socialização das informações, não importando se área urbana ou rural. Com a instalação da internet gratuita wi-fi, estaremos assegurando a inclusão digital”, defendeu.
Park Shopping
Prof. Edmo Neves ainda apresentou um indicativo ao Poder Executivo, através da Secretaria de Serviços Públicos e a AGTRAN, no sentido do poder público começar a desenvolver a implementação de uma linha de ônibus do Centro de Vitória até o Vitória Park Shopping, cobrando para que a concessão pública aberta para explorar este trecho disponibilize aos usuários veículos novos e climatizados.
“Conforme divulgado, a inauguração do Shopping ocorre no próximo mês de novembro e se faz necessário o poder público se apressar em organizar toda a infraestrutura e logística, a fim de intensificar o desenvolvimento socioeconômico daquela localidade”, justificou.