Em repúdio e descontentamento com a provável operação para derrubar mais árvores em praças da Vitória de Santo Antão, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória juntamente a sociedade vitoriense, está realizando uma coleta de assinaturas contra a derrubada das árvores nas praças do Rotary, Livramento, 3 de Agosto e Leão Coroado, em Vitória de Santo Antão.
O projeto de revitalização das praças, proposto pela Prefeitura da Vitória, até o presente momento não foi apresentado à população, porém foi divulgado no Portal Oficial da Prefeitura que a intervenção será idêntica a realizada na Praça da Matriz onde na ocasião contemplou a derrubada de todas as árvores do logradouro.
Em uma postagem, um dos organizadores explicou a importância das árvores para o meio ambiente, “É importantíssimo a preservação das referidas árvores por elas contribuírem com a redução da temperatura da região além de estarem em plena fase de sequestro de gás carbônico; e liberação de oxigênio proporcionando um ar mais puro e saudável à população, e contudo, servem de sombra para centenas de pessoas que transitam diariamente pelas praças; também como ponto de descanso e encontro de idosos e moradia para diversas espécies de aves”, explica.
“Esta petição não é contra a revitalização das praças, sabemos da necessidade da revitalização, mas entendemos que um bom projeto preserva as históricas e substanciais árvores de nossa cidade, e antes de tudo precisa ser discutido com a população”, ressalta os organizadores da mobilização.
A mobilização já conta com 500 assinaturas, o recolhimento está sendo feito pela internet. Todos que são contra essa insensibilidade com a natureza, pode assinar e repudiar tal insensatez.