João Dias de Brito Neto, mais conhecido por Danda da Feijoada (PR), fez um pronunciamento na Tribuna da Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão quanto à comercialização da carne bovina meses depois que o Ministério Público e a Vigilância Sanitária terem interditado o Matadouro Público Municipal. Ele aproveitou para chamar a atenção do Poder Público sobre os abatedouros clandestinos existentes em toda Vitória de Santo Antão.
Danda da Feijoada questionou o fato de que até o momento não houvesse uma solução quanto ao fechamento do Matadouro Municipal e que esta ação gerou o comércio ilegal que compromete a qualidade da carne que chega as mesas dos vitorienses. “Penso que ser vereador é muito complicado, pois há inúmeros problemas em Vitória, assim como este, e nós vereadores temos que procurar meios para resolver. Um dos graves problemas que é do conhecimento de todos, é com relação a matança clandestina de animais no Município. A situação é grave e cabe uma fiscalização dos órgãos responsáveis”, denunciou. O parlamentar citou que além destas consequências estimuladas pela clandestinidade, surge outro pior problema. “É preocupante a forma como esta carne está sendo transportada e em que condições de higiene elas terminam chegando até ao consumidor”, pontuou.
Ele se lembrou de um dos logradouros de comercialização de carnes e derivados – CIBRAZÉM, localizado no Centro de Vitória, que não tem as mínimas condições sanitárias necessárias. Esgotos correndo a céu aberto, mau cheiro, precariedade nas instalações do prédio, falta de condições de higiene e o descaso total da Prefeitura Municipal. “O sanitário público é deplorável! Lá existe uma caixa d’água de cinco mil litros, porém não se tem água”, denunciou.
O parlamentar alertou que esse é o estado em que se encontra um dos nossos mercados, sem citar os demais. Outra preocupação é com a falta de inspeção sanitária na carne, segundo ele, não há qualquer tipo de iniciativa municipal e nem estadual para esta ação.
Por fim, Danda da Feijoada lamentou que os seus pares tivessem se preocupado durante a sessão em discutir questões pessoais em detrimento destas questões maiores de interesse imediato da municipalidade. “A população está querendo alguma coisa da gente e nós temos que fazer alguma coisa”, cobrou.
Informações da Câmara da Vitória
Gostaria que vcs fizesem uma reportagem sobre a estrada que liga vitória aescada que esta acabanda