Nesta terça-feira, 17, e quarta, 18 de setembro, Vitória de Santo Antão estará recebendo a visita de membros da Fundação Telefônica/VIVO. A instituição tem feito com a prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Educação, importantes parceiras, como o projeto Escolas Rurais Conectadas, que tem como objetivo constituir oportunidades de qualificação da prática profissional de professores e gestores de escolas rurais por meio de cursos de curta duração que focalizam questões relacionadas ao cotidiano escolar do campo e à aprendizagem dos alunos, reunindo tecnologias digitais e possibilidades de inovação pedagógica.
Implantada com sucesso em 2012 na Escola Constâncio Maranhão, zona rural de Vitória de Santo Antão, a parceria levou laptops e conexão da operadora VIVO à escola que passou a contar com aulas mais interativas e dinâmicas.
A parceria com o município da Vitória foi destaque nacional no site da Fundação Telefônica/VIVO no mês de agosto, o que acabou por determinar que os membros da instituição viessem ao município ministrar pessoalmente as oficinas aos professores vitorienses.
Segundo Cristiane Santos, coordenadora do NTM – Núcleo de Tecnologia Municipal – Instituição montada pelo município, em parceria com o MEC, para capacitação dos professores municipais em informática, serão dois dias de oficinas. No primeiro dia (17) os professores vivenciarão como tema “As redes Sociais no Processo de Aprendizagem”. Já no segundo dia (18) o tema explorado será “Produção de Vídeo na Sala de Aula”. O horário das oficinas é das 8:oo às 12:00, e das 14:00 às 17:00 e deverá atender aproximadamente cinquenta professores.
A parceria Prefeitura da Vitória/Telefônica VIVO, também tem proporcionado aos educadores vitorienses participarem de oficinas online, o que fomenta ainda mais o uso em sala de aula de práticas inovadoras com auxílio das novas tecnologias.
Saiba mais sobre o projeto da Fundação Telefônica/VIVO e leia na íntegra a matéria sobre o destaque da Escola vitoriense Constâncio Maranhão no link: http://www.escolasrurais.org.br/boletim/julho_1.html.