Encontro aconteceu no auditório da Facol. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória) |
Em parceria com o Ministério da Integração Nacional e o Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas e Planícies (GEGEP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Prefeitura da Vitória através da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã realizou na manhã desta quinta-feira (19) um encontro para apresentação e discussão dos resultados sobre mapeamento das áreas de riscos ambientais realizado no município.
A ação faz parte, de acordo com o Ministério da Integração Nacional, do projeto “Mapeamento de Risco de Desastre” que resultará na classificação adequada das áreas de riscos e proporcionará a elaboração de propostas de intervenções que visam a diminuição do risco a deslizamentos e inundações em 821 municípios indicados por estudos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
Os dados coletados a partir de análises de campo, em cada município, irão subsidiar a administração pública no planejamento das ações de prevenção e direcionar os recursos de acordo com os índices de riscos apresentados, gerando políticas públicas mais eficientes, atuando de uma forma que diminuam os impactos resultante do desastre natural.
Representado o Ministério da Integração Nacional, Marcelo Moreira, apresentou o estudo “Mapeamento de Áreas de riscos e Plano de Intervenção”, onde são identificados os fatores físicos e ambientais das áreas de vulnerabilidades em Vitória de Santo Antão, especialmente em relação a inundações em localidades próximas ao Rio Itapacurá.
O prefeito Elias Lira esteve presente às discussões dos temas e ressaltou durante o encontro que a qualificação é extremamente necessária na prestação do serviço público. “É preciso que as pessoas que estejam cada vez mais preparadas para atuar em suas funções e temos essa preocupação de proporcionar cada vez mais oportunidades, tanto para a população, quanto para os funcionários do município. Estamos trabalhando agora já pensando nos antecipando ao próximo inverno, porque é necessário planejamento para resolver essas questões.”, destacou.
Também participaram do encontro o professor Roberto Quintal Coutinho do Centro de Tecnologia e Geociências do Departamento de Engenharia Civil da UFPE e coordenador do projeto GEGEP; os geólogos Eduardo Bontempo e Laríssa Silva; o vice-prefeito Henrique Filho; o secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Filho; o secretário Executivo de Meio Ambiente, José Frazão; o secretário de Planejamento, José Barbosa; o comandante da Guarda Municipal, capitão Jairo Gomes; Alan Albuquerque, da Secretaria de Saúde e representantes da Defesa Civil.