Compesa inicia projetos de saneamento e requalificação da rede de distribuição d´água de Vitória

Representantes da Compesa vieram pessoalmente comunicar os investimentos de empresa no município

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória

Paralelamente a franca expansão econômica que vive, Vitória de Santo vai alcançando também importantes avanços sociais que vão a cada dia transformando o município numa cidade melhor de se viver. Nesse sentido, acompanhando os avanços das obras do sistema adutor que trará água da Barragem de Tapacurá para o município resolvendo o problema da falta d’água, os vitorienses recebem agora mais duas excelentes notícias: o início do projeto de levantamento do esgotamento sanitário do município em cem por cento de suas áreas e a completa requalificação da rede de distribuição d’água em toda cidade.


As boas notícias foram repassadas nesta quinta-feira (26) por representantes da Compesa – Companhia Pernambucana de Saneamento – que vieram a Vitória para um encontro com secretários municipais no prédio da prefeitura. Klenio Costa, Gerente de Projetos de Esgoto da Compesa e Carlos Eduardo Luna, Engenheiro Civil e analista da empresa, vieram acompanhados de Antônia Monteiro, coordenadora de Contrato e representante do Consórcio Cancremat/Engeconsult, vencedor da licitação para implemento do projeto. Segundo Antônia, a Governo do Estado deu a ordem de serviço para execução do projeto no último dia 20 de setembro e o prazo de conclusão está estimado em até 18 meses. Findada esta etapa a Compesa fará os últimos ajustes para o inicio definitivo das obras, contado um novo prazo de 24 a 36 meses para que toda a população vitoriense tenha saneamento básico em suas casas. Hoje, só  aproximadamente 60 por cento das residências têm acesso a rede de esgoto em Vitória, mesmo assim, quinze a vinte por cento em precárias condições. Problemas que segundo o gerente Klenio Costa também serão sanados, já que o projeto também contempla a substituição dos dutos deficientes, alguns contando com mais de 30 anos de uso.

Só nessa etapa do projeto serão investidos 2 milhões de reais, recursos advindos do Banco Mundial, conforme havia anunciado em nossa página em julho último o Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Almir Cirilo.

Quando ao projeto de ampliação e requalificação da rede de distribuição d’água, o engenheiro da Compesa, Fábio Sena, representante local da empresa, informou que já foram apresentados os primeiros levantamentos, e além de toda a área urbana habitada do município o projeto também contempla as áreas industriais que se expandem em ritmo acelerado. Segundo Fábio, técnicos e engenheiros realizam agora os últimos ajustes para conclusão do projeto e, posteriormente, a execução da obra que deverá acontecer o mais breve possível frente à chegada das águas trazidas pela adutora da Barragem de Tacapucá prevista para abril ou março do próximo ano.

Tais obras – a nova rede de distribuição d’água e a totalidade do saneamento da Vitória – são pleitos levantadas pelo prefeito da Vitória, Elias Lira, desde o início da gestão anterior, em 2009, reiterados em sua ida à Brasília em abril deste ano ao Ministério da Integração Nacional e na citada visita do ministro Bezerra Coelho à Vitória.

No encontro desta quinta-feira, os representantes da Compesa também sublimaram as parceiras que a empresa está realizando com a prefeitura da Vitória em diversas obras no município, onde em algumas delas a gestão tem disponibilizado máquinas e equipamentos, cabendo a Compesa responsabilizar-se com matérias. Tais parcerias, alias, devem se estender nos projetos que agora se iniciam já que, segundo Manoel Jorge, Secretário de Infraestrutura e Obras da Vitória, o município está fazendo o levantamento de todos os mapas e dados geográficos das áreas urbanas e rurais do município para auxiliar a Compesa no que for preciso, além de detalhar o plano diretor junto à mesma.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Henrique filho, representando o prefeito Elias Lira; o Secretário da Controladoria do município, Flávio Costa; O secretário Executivo de Comunicação, Djalma Andrade e o supervisor da Compesa em Vitória, Bartolomeu Souza.

Com informações da Prefeitura da Vitória