Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), do Governo de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura da Vitória através do COMDICA, realizou nesta sexta-feira (23), no auditório da FACOL, o segundo “Seminário Regional: Pernambuco pelos Direitos Humanos”. A iniciativa é parte da programação da “Semana de Direitos Humanos da Zona da Mata Sul” e se propôs a criar um dialogo entre governo e sociedade civil para avaliar e discutir a política estadual de direitos humanos.
Os debates sobre a construção e efetivação das políticas públicas no campo direitos humanos no estado de Pernambuco começaram na Mata Sul no dia 19, em São Benedito do Sul, e terminaram nesta sexta-feira em Vitória de Santo Antão. Até o final de setembro as 12 Regiões de Desenvolvimento do estado receberão o seminário. Das vinte e quatro cidades que compõem a Mata Sul, vinte e uma estiveram representadas.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
Diante de um auditório lotado o Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Roberto Moraes, abriu o evento falando das ações, avanços e desafios da sua pasta. O secretário também apresentou a palestra “Direitos Humanos no Mundo Contemporâneo”, uma aboradagem entre outras questões sobre os dilemas entre cultura e defesa dos direitos humanos. Enquanto Odair José, palestrante representando a FETAPE falou sobre o “Os Direitos Humanos no Campo.”.
No período da tarde grupos temáticos aprofundamento o debate em grupos temáticos a fim de lanças propostas para o Plano Estadual de Direitos Humanos.
O prefeito Elias Lira foi representado pela secretária Executiva de Assuntos Jurídicos, Risomar Oliveira. Também estiveram presentes ao evento o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto; a secretária Executiva da Igualdade Social, Yara Alencar; Secretária Executiva da Mulher, Maria das Graças, o presidente da Câmara de Vereadores, Edmo Neves; a presidente, Sandra Cristina, e conselheiro do COMDICA; o secretário Executivo de Comunicação Social, Djalma Andrade; a coordenadora do CREAS Mata Sul, Carla Caminha e o Cel. João Bosco, representando o 10º BPM.