Vitória de Santo Antão comemorou durante o sábado os 368 anos da Batalha das Tabocas

A tradicional queima de fogos marcou o inicio das comemorações
Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória

As celebrações em comemoração aos 368 anos da Batalha do Monte das Tabocas começaram às oito horas da manhã deste sábado, 03 de Agosto, feriado municipal, com a largada da 38º Corrida Monte da Tabocas, que teve saída da Praça 03 de Agosto e percorreu os bairros do Livramento, Maués e Matriz, num percurso de quatro quilômetros. Logo em seguida, aconteceu o Momento Cívico-cultural, com hasteamento das bandeiras da Vitória de Santo Antão, de Pernambuco e do Brasil. O Momento Cívico contou com a presença da Tiro de Guerra, Coral Bacharel Mário Bezerra e Banda Marcial do Colégio Municipal 03 de Agosto.

O evento prosseguiu com a tradicional Procissão de Nossa Senhora de Nazaré (Nossa Senhora do Desterro) no trajeto Livramento, centro, Matriz, Av. Henrique de Holanda, PE-50 e  Monte das Tabocas, local onde em três de agosto de 1945 foi construída a Capela de Nossa Senhora de Nazaré. Já no monte foi celebrada a missa campal.
Durante toda a tarde, as comemorações seguiram no Monte, que recebeu apresentações culturais.
O Monte das Tabocas é uma área de aproximadamente 11 hectares onde, foi palco em três de agosto de 1645 da célebre batalha entre os luso-brasileiros e holandeses. Os primeiros, liderados por Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, entrincheirados nas partes altas e protegidos pelos tabocais, derrotaram os flamengos dando início, segundo historiadores, ao sentimento de pátria e o embrião do Exército Brasileiro.
Confira imagens: