Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
Após várias cobranças há meses na Tribuna da Casa Diogo de Braga externadas pelos vereadores Dr. Saulo Albuquerque (PSB) e Toninho (PR) solicitando esclarecimentos dos serviços oferecidos à população pela Secretaria de Saúde da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, a Secretária VeraLuce Rodrigues de Lira Maranhão enviou para cada parlamentar o Relatório de Gestão com todas as ações desenvolvidas pela sua pasta, sem, contudo, constar os valores orçamentários utilizados por cada intervenção no setor.
Conforme introdução do Relatório enviado a Câmara, a Secretaria de Saúde busca proporcionar um atendimento de qualidade para a população vitoriense, pelo qual segundo a nota “vem trabalhando cada vez mais para melhorar a Saúde de todos. A cidade hoje conta com uma grande rede de serviços de Saúde oferecendo o que há de melhor em promoção, prevenção e assistência aos comunitários”, descreve. Segue os principais tópicos descritos no Relatório enviado a Câmara Municipal…
Estruturação física:
Construções, Reformas, Ampliações, Implantações, Aquisições de veículos, Mobiliários e Equipamentos.
Implantação de Serviços:
Clínica do Coração, CEO II, Centro de Psicologia, Centro de Endoscopia, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Unidade de Saúde de Pirituba funcionando 24 horas, Transporte para pacientes com dificuldade de locomoção e TFD (Tratamento Fora do Domicilio).
Programas Implantados:
NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Melhor em Casa, Ações de Saúde em Áreas Descobertas, PSE (Programa de Saúde na Escola), Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde da Criança, Rede NUTS (Rede de Tele Assistência a Saúde), Saúde do Homem, PROESF (Projeto de expansão e consolidação da Saúde da Família), PROVAB (Programa de Valorização de Atenção Básica), PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica), PET – Programa de Educação para o Trabalho (Parceria com a UFPE) e Farmácia.
Unidades Disponíveis:
Laboratório Municipal (LACEV), Programa Nacional de Imunização (PNI), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Centro de Saúde da Mulher, Centro de Especialidades de Saúde da Vitória, Policlínica da Criança, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Fisioterapia Evandro Couceiro, Centro de Diagnóstico do Coração e Controle do Diabetes, Ambulatório de Psicologia, Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Vigilância em Saúde e Unidades Básica de Saúde.
Serviços Contratualizados:
Consultas em Cardiologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Ortopedia, Ortopedia com Imobilização, Psiquiatria, Angiologia, Cirurgia Vascular, Gastroenterologia, Dermatologia, Urologia, Realização da Mamografia, Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos, Internações, Diagnóstico Laboratorial e Imagem.
Finalizando o Relatório, a Secretaria Municipal de Saúde afirma ter um notável investimento e desenvolvimento na Saúde do Município, uma vez que as diretrizes de equidade, integralidade e universalidade são respeitadas no intuito de valorizar e empoderar o cidadão vitoriense no seu direito de acesso ao sistema de Saúde pública.
Informações da Câmara da Vitória
Quem come corda é cacimbão!