Evento aconteceu na tarde de sábado (24), na Praça da Matriz
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Ação Social promoveu na tarde deste sábado (24), na Praça da Matriz, uma série de atividades e prestação de serviços como parte da 5ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A ação integra a 14ª Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, que este ano tem o tema “Práticas Inclusivas: Políticas Públicas de Qualidade”. Em Vitória de Santo Antão, ações alusivas para chamar a atenção da sociedade para os direitos da pessoa com deficiência ocorrem até o próximo dia 29.
Atividades recreativas voltadas para o público infantil, apresentação de teatro de bonecos, corte de cabelo, sessão de massagem com profissionais com deficiência visual, muita música e informações sobre programas como CREAS, CRAS, CPV, BCP e Bolsa Família, fizeram parte da programação neste sábado. O público também pode conferir uma partida de apresentação de bocha paralímpica (prática esportiva voltada para pessoas com trauma medular) com atletas da APODEC, entre eles o medalhista Eduardo Azevedo, vice-campeão no Open Nordeste na modalidade PC4.
O evento contou com a presença do prefeito Elias Lira e do assessor de articulação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do governo de Pernambuco, Edmilson Silva. Segundo ele, a iniciativa realizada na Praça da Matriz, considerada modelo de acessibilidade em Pernambuco, faz parte de uma política afirmativa, inclusiva e que incentiva o respeito aos direitos da pessoa com deficiência.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
Para Edmilson Silva o Estado tem avançado nesse sentido ao reconhecer o cidadão com deficiência como igual em direitos e tem criado mecanismo de acessibilidade como o “Pernambuco Conduz”, serviço gratuito domiciliar de transporte com veículos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e o projeto Nambiquara “Audição Digital”, que concede aparelhos smartphones com software tradutor de voz para facilitar a comunicação de pessoas surdas.
O secretário de Ação Social, Manoel Aldo, afirmou que “a ação é uma oportunidade para mostrar talentos e valores e dar evidência às capacidades artísticas e profissionais da pessoa com deficiência e uma forma de promover uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou.
O secretário adiantou que a partir do próximo mês a Secretaria de Ação Social, realizará uma pesquisa para atualizar o número de pessoas com deficiência no município, além de levantar outros indicadores, a exemplo do acesso à escola, serviços públicos e programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), recurso municipal de auxilio às pessoas com deficiência.
Para o presidente da ADVISA, Alexandre Rogério, a Semana coloca as necessidades dos portadores como prioridade e comemora alguns avanços. “Tivemos pelo segundo ano o camarote da acessibilidade, durante o Carnaval; a aquisição de um terreno de 1.6oo m², doado pelo prefeito Elias Lira, e com ele vamos implantar o centro paralímpico da Vitória, para prática de natação, atletismo, bocha e outros esportes; além de promover educação e trabalho para o deficiente. O centro servirá de modelo para outros municípios de Pernambuco”, assegura.