Detentos são flagrados em funções administrativas no Presídio de Vitória

Matéria foi exibida na noite dessa terça-feira, no Jornal da Record

Dois presídios de Pernambuco são alvos de denúncia. Nas penitenciárias, presos foram flagrados exercendo funções administrativas e circulando livremente, em vez de estarem nas respectivas celas.

Na prisão de Vitória de Santo Antão, a 40 km de Recife, por exemplo, os detentos são responsáveis por fazer a contagem de outros presos, pelo controle da agiotagem, prostituição e tráfico de drogas dentro da cadeia. Alguns são chaveiros, agentes que fiscalizam quem entra e sai das celas e quem tem acesso à área externa do presídio. Com capacidade para 96 presos, o local conta com cerca de 500.
Imagens flagraram a ação e não mostram a presença de agentes penitenciários no local.
Em outro caso, na cadeira Professor Barreto Campelo, também em Pernambuco, os presos desempenhavam funções administrativas, sendo que parte dos detentos tinham computador e até telefone.
O Ministério Público do Estado encaminhou à Secretaria de Ressocialização um pedido para que os presos flagrados sejam retirados imediatamente de tais funções.


No entanto, a secretaria informou que não vê nenhum problema nos presos exercerem funções administrativas e declarou que eles são vigiados.

Informações do Jornal da Record