Vitória de Santo Antão prepara-se para comemorar 368 anos da Batalha das Tabocas

Neste sábado, 03 de agosto, Vitória de Santo Antão comemora 368 anos da Batalha do Monte das Tabocas, marco decisivo na luta pela defesa das terras brasileiras e expulsão dos invasores holandeses em 1645. A batalha germinou em nossa gente o sentimento nativista e de pátria, originando-se ali o embrião do Exército Brasileiro.
Tabocas, no dizer de Luís da Câmara Cascudo, “anunciava os longínquos Guararapes no batismo do sangue valente”. Este acontecimento também determinou o nome da cidade da Vitória de Santo Antão, uma alusão ao santo que teria protegido nossos bravos guerreiros na batalha.
A luta contra os holandeses durou ainda, nove anos, terminando com as batalhas do Monte Guararapes ocorridas em abril de 1648 e fevereiro de 1649.
Recentemente, a Assembleia Legislativa concedeu o título de cidadão de Pernambuco (post-mortem), ao mestre de Campo Antonio Dias Cardoso, considerado o Precursor do Exército Brasileiro, vencedor de Tabocas e que ao lado de Barreto de Menezes, Vidal de Negreiros, Fernandes Vieira, Felipe Camarão, Henrique Dias, tiveram papeis consagrados na histórica campanha da Insurreição Pernambucana.
Para o próximo sábado, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte – SCTE, preparou diversas atividades em comemoração desta importante data. A programação  terá, desde corrida e caminhada pelas ruas da cidade, até apresentações culturais  no Monte das Tabocas.
Confira abaixo a programação do dia 3 de agosto e a história da Batalha das Tabocas:
PROGRAMAÇÃO
Praça do Anjo – Livramento
  • 07h: Momentos Cívico-culturais;
  • 08h: 38ª Corrida e Caminhada Monte das Tabocas 3 de Agosto;
  • 09h: Procissão Religiosa.
Monte das Tabocas
  • 11h: Missa Campal;
  • 12h às 17h: Apresentações Culturais.