Neste sábado, 03 de agosto, Vitória de Santo Antão comemora 368 anos da Batalha do Monte das Tabocas, marco decisivo na luta pela defesa das terras brasileiras e expulsão dos invasores holandeses em 1645. A batalha germinou em nossa gente o sentimento nativista e de pátria, originando-se ali o embrião do Exército Brasileiro.
Tabocas, no dizer de Luís da Câmara Cascudo, “anunciava os longínquos Guararapes no batismo do sangue valente”. Este acontecimento também determinou o nome da cidade da Vitória de Santo Antão, uma alusão ao santo que teria protegido nossos bravos guerreiros na batalha.
A luta contra os holandeses durou ainda, nove anos, terminando com as batalhas do Monte Guararapes ocorridas em abril de 1648 e fevereiro de 1649.
Recentemente, a Assembleia Legislativa concedeu o título de cidadão de Pernambuco (post-mortem), ao mestre de Campo Antonio Dias Cardoso, considerado o Precursor do Exército Brasileiro, vencedor de Tabocas e que ao lado de Barreto de Menezes, Vidal de Negreiros, Fernandes Vieira, Felipe Camarão, Henrique Dias, tiveram papeis consagrados na histórica campanha da Insurreição Pernambucana.
Para o próximo sábado, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte – SCTE, preparou diversas atividades em comemoração desta importante data. A programação terá, desde corrida e caminhada pelas ruas da cidade, até apresentações culturais no Monte das Tabocas.
Confira abaixo a programação do dia 3 de agosto e a história da Batalha das Tabocas:
PROGRAMAÇÃO
Praça do Anjo – Livramento
- 07h: Momentos Cívico-culturais;
- 08h: 38ª Corrida e Caminhada Monte das Tabocas 3 de Agosto;
- 09h: Procissão Religiosa.
Monte das Tabocas
- 11h: Missa Campal;
- 12h às 17h: Apresentações Culturais.