Prefeitura da Vitória e consórcio de empresas fazem teste de Sistema de Monitoração Eletrônica de Trânsito

Foto: Divulgação
Na tarde desta quarta-feira (23) na sede da AGTRAN – Agência Municipal de Trânsito da Vitória – o consórcio Talentech/Sinal Vida, que participa da licitação para implantação no município do Sistema de Monitoramento Eletrônico de trânsito, fez uma demonstração para representantes da agência, o prefeito Elias Lira, o vice Henrique Filho, e servidores municipais dos equipamentos que a empresa disponibiliza nos municípios onde a mesma já implantou os serviços.

Para isso, foi instalado na Avenida Henrique de Holanda, na altura da Praça da Bíblia (posto Petrobrás), um dos equipamentos de controle de velocidade que a empresa utiliza. Também foi mostrado o funcionamento do aparelho de registro de avanço de sinal instalado no semáforo do cruzamento da Rua Demócrito Cavalcante com a Praça 3 de Agosto (Policlínica da Criança), e de uma pistola laser manual de controle de velocidade denominada Trucan.
Segundo os representantes do consórcio, o sistema monitora em tempo real toda a rede de pontos espalhada pela cidade, pois é conectado a um servidor podendo ser acessado em qualquer lugar do planeta pelos monitores habilitados.

Os registros independem do porte do veículo podendo ser autopasseio, veículos longos ou motos que têm sua passagem no ponto em monitoramento registrada por uma sequência de fotos e vídeo, o que garante extrema confiabilidade do sistema que é dotado, inclusive, de infravermelho para registros em período noturnos.
Graficamente também é possível fazer uma leitura de detalhes minuciosos do monitoramento, como pico de velocidade média, porte, e quantidade de veículos em trânsito por tempo pré-estabelecido.

Na apresentação foi demonstrado, por exemplo, que ontem tivemos a circulação de 23.765 veículos pelo ponto em teste da Avenida Henrique de Holanda. Esses e outros dados colhidos serão de extrema importância para um melhor planejamento do trânsito da cidade, como observou o prefeito Elias Lira, presente a reunião: “a nossa intenção é ter aqui uma empresa que traga o que de melhor temos hoje em controle de trânsito no país, e isso nos ajudará a não só organizar o trânsito em Vitória, mas a planejar com mais precisão a Vitória de amanhã”, disse o prefeito.

O processo licitatório determina que a empresa vencedora instale no município 8 radares fixos para controle de limite de velocidade e 12 pontos de semáforos para coibir avanços de sinal.

Segundo o Diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima, os aparelhos já instalados são especificamente para testes e quando todo o sistema estiver em funcionamento toda à população será comunicada.

2 Replies to “Prefeitura da Vitória e consórcio de empresas fazem teste de Sistema de Monitoração Eletrônica de Trânsito

  1. PQ Em Vez de a prefeitura gastar dinheiro com besteira
    não tapa os buracos da cidade, e bota aquele bando de incompetente
    que veste a farda da AGETRAN pra fazer um curso qualificatorio
    pra não ta fazendo merda na cidade.

Comments are closed.