Fórum de Debate Cultural reúne movimentos culturais e artistas de Vitória

Foto: Divulgação/Câmara da Vitória

Neste domingo (14), representantes de movimentos culturais e artistas de Vitória de Santo Antão estiveram reunidos no Silogeu Professor José Aragão, no bairro da Matriz, no Fórum de Debate Cultural. Aspectos voltados à cultura de modo geral, a importância da valorização da identidade cultural local e buscar mecanismos de controle para incrementar políticas públicas culturais em Vitória de Santo Antão foram os principais pontos discutidos no evento.


O evento contou com as intervenções do Prof. Edmo Neves – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, abordando a legislação que trata do Incentivo a Cultura; também do advogado Jairo Medeiros, sobre a ‘Ausência de Equipamentos Público Cultural’; além do debate quanto à importância da profissionalização do artista este tratado por Ivonete Melo – Presidenta do Sindicato dos Artistas do Estado de Pernambuco. Participou também da Mesa Manoel Aldo – Secretário de Ação e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Vitória que destacou sobre a Cultura para famílias em situação de vulnerabilidade; bem como Feliciano Felix –  ex-presidente do Sindicato dos Artistas e representante do deputado Federal Paulo Rubem (PDT), provocando o debate sobre a Cultura como o 4º pilar da sustentabilidade. A atividade foi organizada pelo Produtor Cultural Leonardo Edardna (Bad Léo), com a realização do Grupo Vid’art.

No relatório final do encontro, que será enviado à Câmara de Vereadores e para a Secretaria de Cultura do Município, a fim de provocar ações mais concretas para a efetivação das políticas culturais em Vitória, os participantes entenderam que três passos fundamentais terão que ser dados para a melhoria no setor cultural: a criação do Conselho Municipal de Cultura, a criação do Fundo Municipal para gerir os recursos, e a elaboração da Lei de Incentivo à Cultura.