Foto: Divulgação |
Como parte da discussão nacional para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída por lei federal Vitória de Santo Antão encerrou nesta terça-feira, dia 30 de julho, a Primeira Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O evento foi promovido pela Prefeitura da Vitória e coordenado pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMAVISA).
Durante dois dias, governo municipal, sociedade civil, empresas e entidades da zona urbana e rural buscaram consolidar o diálogo e a construção de soluções conjuntas para a problemática dos resíduos sólidos.
Quatro grupos de discussão abordaram temas como “Produção e Consumo Sustentável”; “Redução dos Impactos Ambientais”; “Geração de Emprego e Renda”; e “Educação Ambiental” e a partir desses debates apontaram ações prioritárias que serão encaminhadas à conferência estadual, agendada para acontecer em setembro, a fim de construir políticas públicas para o tratamento e destinação dos resíduos sólidos, eliminando transtornos e danos ambientais. As demais propostas construídas pelos grupos serão acolhidas pela Agência Municipal de Meio Ambiente.
No último dia da conferência também foram escolhidos oito delegados para defender as propostas da Vitória de Santo Antão na conferência estadual.