Primeiro Centro de Atenção Psicossocial da Vitória para tratamento de saúde mental é inaugurado

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória
O prefeito Elias Lira, o gerente geral da primeira Gerência Regional de Saúde (GERES), Marcelo Ferreira Lima, representando o Governo do Estado e a secretária municipal da Saúde, Veraluce Rodrigues, inauguraram na manhã desta terça-feira (11), o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade da Vitória de Santo Antão.
 A unidade voltada para o tratamento de casos relacionados à saúde mental oferecerá tratamento diário, gratuito, realizando o acompanhamento clínico dos pacientes a fim de promover a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer e exercício dos direitos civis, além do fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS foi criado para substituir as internações em hospitais psiquiátricos e permite uma assistência mais humana aos pacientes acometidos de transtornos mentais.
Estabelecido em uma ampla área, o CAPS/Vitória conta  com consultórios para atividades individuais (consultas, entrevistas, terapia); salas para atividades em grupo, espaço de convivência, cozinha, refeitório, área externa para oficinas, recreações e esportes, piscinas e sanitários.
Representante do governo do Estado na solenidade, o gerente geral da 1ª GERES, Marcelo Ferreira Lima, destacou a atenção e a qualidade da infraestrutura oferecida pelo governo municipal. “É importante este ato público para a saúde pública. Vocês estão entregando um equipamento que passa a ser referência no Estado  colocando Vitória de Santo Antão na vanguarda. Este equipamento está alinhado com a qualidade e eficiência de obras pretendidas pelo governo de Pernambuco. Parabenizo o prefeito Elias Lira pela atenção dispensada aos pacientes com problemas psíquicos que necessitam de tratamento mais humano, assistência digna e respeitabilidade social.“, destacou Lima.
O prefeito Elias Lira ressaltou que o mais importante   numa obra pública referendada  pelo governo do Estado é que o trabalho implantado seja pautado pelo carinho e dedicação.  “Esta obra foi oferecida para dar bons frutos, e para isso é fundamental que todos se dediquem para oferecer um tratamento humano e dedicado aos pacientes.”, afirmou.
O CAPS/Vitória terá uma equipe multidisciplinar formada por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória