Foto: Divulgação/Câmara da Vitória |
Devido a instalação de multinacionais, acoplada a chegada de várias empresas de grande e médio porte no Parque Industrial da Vitória de Santo Antão, às margens da rodovia BR 232, estimulam vários empreendedores a buscarem junto a Prefeitura local espaços para a construção de seus negócios.
Uma sequência de projetos de Lei oriundos da gestão municipal chegam sistematicamente para a apreciação dos parlamentares vitorienses. Dois deles, foram aprovados por unanimidade na manhã dessa quarta-feira (29), os de nº 03/13 e o 28/13, em sessão ordinária convocada excepcionalmente em razão do feriado do dia 30.
Os representantes destas empresas foram acompanhar in loco a apreciação das doações de terrenos. Tramitando já alguns dias, o PL nº 28/13 trata da doação de terreno público no Engenho Bento Velho em uma área de 30.377,44m², beneficiando a empresa Nossa Indústria de Plástico LTDA, com CNPJ nº 09.120.589/0001-36. O vereador Edvaldo Bione (PMDB), havia pedido Vistas do PL e recomendou aos seus pares a sua aprovação. Representando a empresa, Doca Lira, empresário e ex vereador (entre 2004-2008), foi convidado pelo Plenário a usar a Tribuna para expor as pretensões desta indústria de plásticos. Doca declarou que apenas intermediou o investimento desta empresa na cidade por entender a sua importância e também em razão do proprietário desta ser seu amigo pessoal. “É um amigo do Cabo de Santo Agostinho, do qual tenho grande apreço, e nos procurou para intermediar junto ao Prefeito e a Câmara, no sentido de adquirir este terreno, pois ele pretende construir urgentemente o negócio aqui em Vitória”, justificou.
O Plenário da Casa Diogo de Braga recomendou para esta legislatura de que toda doação de terreno público deve vir acompanhada da completa documentação pertinente a vida da empresa, bem como o futuro proprietário se dispor a prestar informações quanto aos investimentos que pretende realizar com esta doação pública.
O representante da Nossa Indústria de Plástico LTDA informou que serão gerados 1.200 empregos diretos para trabalhar com reciclagem de diversos materiais, inclusive de ‘engradados’ sob a vistoria da Pagon Comércio. Aparteado pela maioria dos vereadores, Doca Lira recebeu efusivos elogios e o compromisso dos edis para apoiá-lo na implementação deste investimento, além de exaltarem a sua humildade por ter aceito a convocação da Casa para prestar maiores informações.
Já o Projeto de Lei nº 03/13 não contou com o mesmo entendimento, pois a maioria dos parlamentares conformaram que não havia necessidade do empresário da Touro Auto Peças LTDA usar a Tribuna para prestar informações, contrariando o vereador Dr. Saulo Albuquerque (PSB), que insistia na necessidade de cumprir o critério que foi estabelecido na tramitação dos projetos de Leis com este conteúdo. A empresa foi contemplada com 6.102,85m² de área no Engenho Bento Velho, detendo o CNPJ nº 12.790.614/0001-01. “Toda Vitória de Santo Antão conhece o cidadão Touro. Dispensa apresentação”, vaticinou Bione confrontando com Dr. Saulo.
Tentando ‘passar recibo’, o médico Bione foi categórico: “Já passaram ao longo das legislaturas anteriores dezenas de projetos de Lei de doação de terrenos públicos e não se registrou nenhum questionamento. Diferente de hoje! Quando esta Casa trata a questão com seriedade”, externou Bione.