Foto: Roberto Soares/ALEPE |
O deputado Henrique Queiroz, do PR, presidente da Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro, repercutiu, nesta quinta (nove de maio), o veto da presidente Dilma Rousseff ao subsidio econômico destinado aos produtores nordestinos de cana – de – açúcar. Segundo o parlamentar, durante os próximos dias, Pernambuco será palco de protesto de diversos grupos, entre eles a União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), em resposta à ação da presidente.
Para Queiroz, o subsídio seria fundamental para que os produtores continuassem a atuar no campo. Ele acrescentou que a iniciativa não atende plenamente, mas amenizaria as dificuldades enfrentadas pela maior seca dos últimos 50 anos.
Segundo o parlamentar, existem 16 usinas em condição de moagem, mas muitos municípios como Buenos Aires, Aliança e Macaparana tiveram 70% do plantio de cana prejudicado pela estiagem.
Ainda de acordo com o deputado, na próxima segunda (13) haverá, na Assembleia, um protesto de diversos prefeitos de Pernambuco. O foco é o corte do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as medidas insuficientes para a convivência com a seca.