Confira a programação da Semana Nacional do Museu em Vitória de Santo Antão

Programação segue até o próximo domingo (18) com diversas atrações

Foto: Divulgação/IHGVSA

Até o próximo domingo (19), o Museu do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão está com uma programação especial em comemoração à Semana Nacional do Museu organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em todo o país, diversas unidades participam das atividades que acontecem anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus celebrado no próximo sábado (18).
Em Vitória de Santo Antão, as atividades da semana começaram nesta segunda (13) com exposição de fotos antigas da Cidade. A exposição será realizada até domingo (19), sempre das 8h às 17h.
Na sexta-feira (17), acontece um debate sobre a “Presença Holandesa em Pernambuco”, com a participação dos professores José Ernane Souto Andrade, Hely Ferreira e Marcelo Hermínio.
Ainda no dia 17 tem o início da Feira de Artesanatos, que segue até o domingo (19).
Já no sábado (18) e domingo (19) acontece sessões cinematográficas no Silogeu Professor José Aragão, a partir das 16h. Além disso, os participantes poderão realizar visitas temáticas no museu com personagens caracterizados e apresentação musical.
O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória fica na Rua Imperial, 171, na Matriz. Toda a programação é gratuita.
Semana Nacional do Museu
Com o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), a 11ª edição da Semana de Museus será uma oportunidade rica para fazer uso da memória e praticar a criatividade em busca das mudanças sociais que desejamos.
De acordo com o Ibram, a primeira edição da Semana aconteceu em 2003 e contou com a participação de 57 museus, que realizaram cerca de 270 eventos. Já em 2012, 1.114 museus participaram com 3.420 eventos inscritos em 513 cidades de todo o país. Em 2013, as inscrições, mais uma vez, bateram recordes, 1.252 instituições participam do evento. As instituições estão organizando 3.911 eventos que acontecem em 535 municípios do Brasil e do Distrito Federal.

Por Danilo Coelho