Vereadores aprovam por unanimidade ampliação de terreno doado a UFPE-CAV

Foto: Divulgação

Na Sessão Ordinária desta semana o plenário recebeu a visita de José Eduardo Garcia (vice-diretor da UFPE-CAV) e Celso Gama Pêssoa Silva (Gerente de Infraestrutura UFPE-CAV). O motivo foi acompanhar a votação e esclarecer o Projeto de Lei nº 025/2013, onde visa manter a doação da área de terreno para ampliação do Campus da Universidade Federal de Pernambuco, onde será instalado o Centro de Pesquisa em Saúde Humana e Biodiversidade com salas de aula, laboratórios, auditório, campo de futebol e pista de cooper.
O projeto altera a redação da Lei nº 3.612/2011, cuja área seria de 8,23 hectares, diante da magnitude do investimento previsto da UFPE, foi necessária a ampliação para 10,69 hectares. Pronunciando-se na Tribuna o vice- diretor UFPE-CAV explicou a necessidade e respondeu aos questionamentos de alguns vereadores, que posteriormente aprovaram por unanimidade o referido Projeto de Lei.

O Poder Executivo enviou também para votação o Projeto de Lei nº 020/2013, que institui o Programa ADOTE UMA ÁREA VERDE, no âmbito desde Município, e dá outras providências. Constituem na colaboração de Pessoa Física ou Jurídica, na conservação e melhoria de canteiros, praças, parques, áreas verdes e demais logradouros públicos, mediante ajardinamento, tratamento paisagístico, estético e implantação de infraestrutura voltada ao adequado uso do espaço público pela população, de modo geral. O vereador Edvaldo Bione (PMDB) pediu vistas do projeto para alteração da redação, sugerindo e que as indústrias instaladas no município fiquem obrigadas a adotar as referidas medidas e recebam incentivos fiscais, sendo acatada a solicitação do vereador por todo plenário.

Dr. Saulo (PSB) – Explica a importância de um Plano Diretor no município, que traçaria metas e regeria todos os setores do poder Executivo. Ao Visitar o distrito de Pirituba constata que o Posto de Saúde da localidade está em reforma a cinco meses, lembrando a importância da Secretária de Saúde – Veraluce Lira para esclarecimentos de sua pasta, a mesma informou que estará presente na próxima Sessão.

Sandro da Banca (PTC) – solicita a reforma dos banheiros públicos da quadra da Bela Vista, pois nesta semana foi abordado por um grupo da Terceira Idade do bairro que informou quanto a situação precária para uso.

Geraldo Filho (PTC) – Solicita a COMPESA que envie um mapeamento dos bairros que têm tratamento de esgoto, pois a empresa informou na Audiência Pública sobre a distribuição de água realizada na semana anterior que 35% do esgoto da cidade é tratado.

No final da Sessão,  o presidente Prof. Edmo Neves (PMN) leu um Ofício recebido da Secretaria Municipal de Defesa Social e Segurança Cidadã, enviado pelo Secretário Décio Canuto dos Anjos Filhos, onde informa a criação do Conselho Municipal de Defesa Civil na cidade, convocando 2 (dois) parlamentares para participar das reuniões, a Mesa Diretora indicou os vereadores Geraldo Filho (PTC) e Toninho (PR) que foram posteriormente aprovados a participar representando a Casa. 

Com informações do Portal da Câmara da Vitória