Sérgio Guerra vai assumir PSDB estadual de fato e de direito

Eleição da nova direção do partido será no próximo domingo, durante convenção

Sérgio Guerra deixará a presidência nacional do PSDB para assumir de fato e de direitoo comando do partido no estado. Foto: Monique Renne/CB/D.A Press/Arquivo

Nos próximos dias o deputado federal Sérgio Guerra deixará a presidência nacional do PSDB para assumir “de fato e de direito” o comando do partido no estado. Foi confirmada para o próximo domingo a convenção estadual dos tucanos, quando será eleita a nova Executiva. “Ele vai assumir formalmente o partido, agora. Isso porque, apesar de estar na nacional, a liderança e a condução do PSDB em Pernambuco sempre foram submetidas a ele”, disse o atual presidente no estado, Evandro Avelar. O senador Aécio Neves assume o lugar de Guerra.

Assim, apesar de os tucanos estarem em espera para, passada essa eleição, receberem as orientações do novo presidente sobre os rumos do partido, não há expectativa de grandes mudanças em posicionamentos ou estratégias. Atualmente eles lideram as bancadas de oposição na Assembleia Legislativa e na Câmara do Recife, que, com a pré-candidatura de Aécio Neves à Presidência da República, têm trabalhado firmemente para viabilizar um palanque tucano no estado.

Evandro Avelar esteve cinco anos à frente do PSDB pernambucano, tempo que avaliou como positivo, sempre atribuindo méritos a Guerra. “O partido cresceu em número de votos e ampliou bancadas e, com a vinda de Sérgio Guerra, deveremos ter um fortalecimento ainda maior”, declarou. No ano passado, os tucanos tiveram a segunda maior votação do estado. “Foram 800 mil votos para prefeitos. Ficamos atrás apenas do PSB e na frente do PT. É uma posição muito boa”, acrescentou.

Ao todo foram eleitos, em 2012, 19 prefeitos, quase o dobro do que o registrado quando Evandro Avelar chegou à presidência tucana. Na lista, estão cidades de relevância em arrecadações de impostos e colégios eleitorais como Jaboatão dos Guararapes, onde Elias Gomes foi reeleito, e Ipojuca, que passou para o comando de Carlos Santana. No Recife, o candidato tucano foi o deputado estadual Daniel Coelho, que conquistou a segunda colocação, quase levando a disputa para o segundo turno. O PSDB tem, hoje, 16 mil filiados em Pernambuco. Votam apenas os integrantes do Diretório, que são 80 mil.


Com informações do Diario de Pernambuco