O Hospital Regional João Murilo de Oliveira, em Vitória de Santo Antão, passará oferecer uma casa de apoio para bebês, gestantes e puérperas que se tratam na unidade – referência em atendimento materno-infantil para 22 municípios da Zona da Mata e RMR. A inauguração do serviço, que contará com um profissional de enfermagem de plantão, ocorre nesta terça-feira (02/04), às 11h, com a presença do secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira.
“A casa da gestante tem duas funções muito importantes. Uma é social, já que possibilita a estadia de mães que precisam estar perto de seus bebês internados na UTI ou na UCI, especialmente para amamentá-los, mas não possuem parentes no município ou condições financeiras de pagar por uma hospedagem. O outro benefício é que, devido a essa estrutura de apoio, evitamos que as pacientes tenham de ficar mais tempo que o necessário ocupando um leito hospitalar, enquanto esperam por um parente para buscá-las. Com isso, abrimos mais vagas para novos atendimentos”, explica Figueira.
O serviço possui 75 metros quadrados de área e conta com 15 camas, sala de estar, cozinha, banheiro, armários, área de serviço, com toda a mobília necessária. Na construção e compra de móveis e aparelhos, foram investidos R$ 25 mil.
Localizado na Avenida Henrique de Holanda, 87, no bairro de Matriz, em Vitória de Santo Antão, o Hospital João Murilo conta com 111 leitos, sendo 10 de UTI e 10 de UCI para recém-nascidos. Por mês, realiza uma média de 330 partos e mais de 9 mil atendimentos de urgência, em especialidades como pediatria, obstetrícia, clínica médica e traumato-ortopedia.