Mova Brasil retoma atividades em Vitória de Santo Antão



O MOVA-Brasil – Desenvolvimento & Cidadania, é uma iniciativa da PETROBRAS, INSTITUTO PAULO FREIRE e FUP – Federação Única dos Petroleiros, juntamente com todos parceiros e colaboradores.
“Temos em nosso País aproximadamente treze milhões de analfabetos. Esse número ainda é muito elevado. Precisamos mudar essa realidade. É por isso que o Governo Federal ano-a-ano, vem investindo mais na educação e em especial na educação de Jovens e Adultos, para cada vez mais reduzir esse número. Estamos muito longe ainda do ideal, mas sem dúvidas estamos no caminho certo. O MOVA-Brasil é mais uma iniciativa, apaixonante, por sinal. Paulo Freire é assim, suas ideias nos conquista à primeira vista.
O MOVA-Brasil, funciona nas regiões brasileiras onde há maiores necessidades educacionais. Em nossa região, funciona em Pernambuco e Paraíba. São organizados em POLO. Possuímos instalados 10 (dez) Núcleos em nosso Polo, e cada Núcleo com 15 Turmas e cada Turma, com uma média de 25 alunos. São aproximadamente 3800 pessoas sendo alfabetizadas, destas 750 serão alfabetizadas nos dois Núcleos instalados em Vitória de Santo Antão e Pombos. Acrescentando-se ainda, mais três turmas que funcionam no Presídio local.
Realizamos em Vitória de Santo Antão duas edições do Projeto, em 2010 e 2011. Agora estamos mais uma vez oferecendo essa oportunidade aos estudantes vitorienses. É uma contribuição significativa com a melhoria da educação, pois muitos alunos ao saírem do Mova-Brasil, serão encaminhados para o ensino regular, educação básica, através da rede municipal de ensino.
Iniciamos as aulas no último dia 15 de abril, e temos ainda muitos desafios a superar. As salas de aula é um deles. Estamos conversando com o Município de Vitória, através da Secretaria de Educação, para cessão da estrutura física, para melhorar as condições de aprendizado. Essa conquista é de fundamental importância para o êxito do Projeto.
O maior desafio mesmo é manter a frequência escolar dos alunos, que possuem diversas características e necessidades. Os alunos têm níveis educacionais desiguais e há uma necessidade de produzir dinâmicas, técnicas, e muita força de vontade das monitoras (professoras) para atingir essa meta. Materiais didáticos, alimentos, apoio logístico, informações técnicas, apoio à Saúde – inclusive há muitos estudantes com dificuldades visuais – são necessidades importantes que depende de comprometimento da sociedade civil, ou seja, dos parceiros e colaboradores.
Estamos muito confiantes. Ao final dessa etapa do Mova-Brasil em Vitória de Santo Antão, tenhamos a certeza em afirmar: valeu a pena o esforço, o resultado foi muito bom! os alunos e especialmente a educação agradecem!”
Aristides Joaquim Félix Júnior, Advogado.