Vereadores discutem soluções para os problemas da Vitória de Santo Antão

Problemas de ordem urbana e reforma de logradouros públicos foram tratados
Foto: Divulgação/Câmara da Vitória
A sexta sessão ordinária dos vereadores da Vitória de Santo Antão aconteceu na noite desta quinta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal. Foram discutidas cerca de trinta proposições, entre indicações e requerimentos, porém nenhum projeto de lei constava em pauta.

Parlamentares vitorienses discutiram alguns dos principais problemas enfrentados pela população nos últimos meses. O legislativo apresentou soluções ao Prefeito Elias Lira (PSD) para amenizar os problemas urbanos existentes em algumas localidades, bem como viabilizar melhorias em praças, escolas e estradas.

O vereador Dr. Saulo Albuquerque (PSB) questionou o atraso no pagamento dos salários de centenas de comissionados da Prefeitura de Vitória, bem como a existência de buracos nas principais vias de acesso à cidade. Já o vereador Edvaldo Bione (PMDB), levantou a suspeita de que haja inúmeras irregularidades na doação de terrenos públicos desde a gestão do ex-prefeito José Aglailson (PSB) e na gestão anterior de Elias Lira (PSD). Bione chegou inclusive a sugerir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias, que segundo ele, são de extorsão e de repasses ilegais.

Confira o que os vereadores debateram e aprovaram em bloco na sessão desta quinta:

Novo da Banca (PSD): Solicita ao Executivo a construção de quadra poliesportiva no Distrito de Pirituba; reforma da praça do bairro Matadouro; construção de Posto médico e ou Policlínica com ambulância no Loteamento Conceição II; bem como asfaltamento nas principais vias do Bairro de Redenção.
Geraldo Filho (PTC): Solicita ao Executivo a construção de um novo Cemitério e velório municipal em Vitória de Santo Antão; sugere a construção de um clube recreativo para os servidores do Município e também uma praça recreativa com práticas esportivas na Comunidade do Outeiro; sugere ainda viabilizar meios para intensificar a fiscalização e regulamentação da fila de espera em bancos sediados na cidade; Instalação de câmeras de seguranças nas entradas e saídas das escolas da rede de ensino do Município; aproveitou para expressar Voto de Aplauso a Evaldo Chaves (Macarrão) – Diretor da 12ª CIRETRAN em Vitória, pelo bom desempenho a frente do órgão. Ainda solicitou a Prefeitura que retome a distribuição gratuita de leite no Engenho Serra Grande, Zona Rural do Município.
Toninho (PR): Solicita ao Executivo a reposição de asfalto e saneamento na Comunidade de São João Batista, bem como a construção de um Chafariz no Bairro de Militina, área urbana.

Edmo Neves (PMN): Solicita ao Executivo a reposição de asfalto na subida da Rua Walter Barros – da FAINTIVISA (no Bairro do Cajá), execução e reforma das praças do bairro de Redenção, além da Praça do Fórum e a Diogo de Braga (estas duas últimas no Centro); reforma na Faculdade da Criança – no Lídia Queiroz; melhoria nas estradas que permitem o acesso às Comunidades rurais do Sítio do Cipiá, Oiti e áreas adjacentes; aproveitou ainda para sugerir ao Prefeito Elias Lira (PSD) a distribuição gratuita de notebooks a todos os professores da rede municipal de ensino.

Dr. Saulo (PSB): Recomenda um Voto de Pesar pelo falecimento na manhã desta quinta-feira da Sra. Antonia Joana Freitas da Silva (Dona Tota), pessoa muito atuante na comunidade da Igreja do Maués. Aproveitou ainda para registrar o aniversário de seu pai que completou 90 anos.
Bau Nogueira (PSD): Registrou um requerimento verbal para a Prefeitura calçar a via que vai do Bairro da Bela Vista ao Loteamento de Bau, sob o argumento de que principalmente as crianças sofrem com a lama quando vão à escola, sobretudo na época do inverno. Reforçou o seu pedido de uma escola e um posto de Saúde para o Loteamento de Bau, ressaltando inclusive que poderá doar o terreno ao poder público caso seja necessário. Registrou ainda um voto de aplauso para seu filho, o ex-vereador por três mandatos – André de Bau, com a justificativa de que o mesmo está cansado de tanto trabalhar pelo povo, pois atende a população “a custo zero” como advogado, esta homenagem acabou subscrita por outros parlamentares.
Do mais, a Mesa Diretora da Casa Diogo de Braga esclareceu aos representantes do sindicato dos servidores presentes à Sessão, que não há nenhum projeto de Lei originário do Executivo referente a reajuste salarial da categoria. O presidente Edmo Neves se comprometeu, caso este projeto de Lei chegue a Câmara com este teor, deverá convocar uma Sessão Extraordinária, a fim de evitar possíveis prejuízos aos servidores vitorienses.
Edmo Neves informou quanto a Audiência Pública marcada para o dia 04 de abril, às 19h30, no Plenário da Câmara, para tratar da falta d’água constante em dezenas de Bairros de Vitória. Salientou quanto à necessidade em analisar a qualidade da água consumida pela população que vive o grave racionamento existente em toda a cidade. A Audiência deverá tratar ainda do índice de coliformes fecais existentes no Rio Itapacurá que corta a cidade, buscando soluções imediatas para resolver o problema da falta d’água e de seu principal Rio. Todos os órgãos e atores públicos envolvidos com a temática serão convocados para esta atividade pública.

Com informações do Portal da Câmara da Vtória

One Reply to “Vereadores discutem soluções para os problemas da Vitória de Santo Antão”

Comments are closed.