Prefeitura da Vitória participa de homenagem a Fernando Lyra na Assembleia Legislativa

João Lyra, vice-governador e irmão do homenageado, ladeado pelos secretários Paulo Roberto e Djalma Andrade

Foto: Divulgação/ PMV
A prefeitura da Vitória de Santo Antão, representada pelos secretários Paulo Roberto, da Cultura, Turismo e Esporte, e Djalma Andrade, da Executiva de Comunicação Social, fez parte da reunião solene realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco na noite desta segunda (11), em memória do pernambucano e ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra.
Na casa onde começou sua carreira política em 1967 como deputado estadual, Fernando Lyra recebeu de políticos, familiares e representantes da sociedade uma bela homenagem.
Mais do que merecido ao homem que de forma relevante marcou seu nome no cenário político do país, principalmente em defesa da instituição do Estado democrático, envolvendo-se de corpo e alma em movimentos como o das “Diretas Já”, de 1984, ainda como deputado federal, que resultaria na escolha do mineiro Tancredo Neves à presidência da República.
Fernando Lyra foi um dos fundadores do extinto MDB e ocupou diversos cargos que o projetaram ainda mais, como o de Ministro da Justiça no governo Sarney. Seu último cargo público foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
O vice-governador de Pernambuco e irmão do homenageado João Lyra, enfatizou a importância de Fernando Lyra para a política brasileira ressaltado que o ex-ministro sempre foi o seu maior conselheiro. Ele também lembrou da importância que teve sua família, especialmente sua esposa Márcia Lyra, na sua trajetória de vida.
A solenidade também foi marcada pela bonita placa alusiva à excelência do trabalho desempenhado por Fernando Lyra em prol do povo pernambucano entregue pelos deputados Sílvio Costa Filho e Daniel Coelho.
Além do vice-governador, a família Lyra também está representada no cenário político pernambucano pela sua sobrinha Raquel Lyra que exerce o primeiro mandato como deputada estadual pelo PSB.
Para o secretário da Vitória, Paulo Roberto, Fenando Lyra é do tipo político que todos devem se espelhar; “Os ensinamentos deixados por Fernando Lyra, bem como o resultado de sua incansável luta pela democracia brasileira devem servir de exemplo para todos que buscam espaço e notoriedade na política. Poucos conseguem juntar tantas qualidades e merecer o reconhecimento seja de esquerda, direita ou centro como conseguiu Fernando Lyra ao longo de sua vida pública, e é muito gratificante para nós, representado o povo vitoriense, especialmente o prefeito Elias Lira que tanta admiração tem pelo homem e político agora homenageado, poder estar participando desse encontro para lembrar de quem tanto fez pela história de Pernambuco e do Brasil”, concluiu Paulo Roberto.
Fernando Lyra faleceu no último dia 14 de fevereiro de falência múltipla dos órgãos. Com 74 anos de idade, ele estava internado no Hospital das Clínicas de São Paulo para se tratar de problemas cardíacos que o acompanhavam há duas décadas.

Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória