Direito ao voto, inserção no mercado de trabalho e a atuação na vida pública foram destacados como avanços.
Foto: Luciano Abreu/PMV |
Dois eventos realizados pela Prefeitura da Vitória, através da Secretaria da Mulher em parceria com as Secretarias de Ação Social, Saúde, Educação e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) marcaram o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8).
Pela manhã profissionais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social e do CTA, numa grande mobilização na Praça Diogo de Braga, realizaram testes de mamografia e ultrassonografia de mama, testes de HIV e Sífilis e HGT. A ação durou até ao meio dia.
Durante a semana de mobilização, serviços sociais e de saúde itinerantes foram levados aos bairros. Na ‘Semana Lilás’, cerca de mil pessoas procuraram os postos avançados do CTA para realização dos testes rápidos de HIV e Sífilis. Como ação preventiva foram distribuídos cerca de dez mil preservativos. “A cada ação nas ruas aumenta a demanda por exames. As pessoas estão mais conscientes de que a prevenção é importante para manter a qualidade da saúde.”, explica Lindalva Carneiro, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento.
Foto: Luciano Abreu/PMV |
À tarde a Secretaria da Mulher recepcionou as mulheres com brindes e palestra sobre a Leia Maria da Penha ministrada pela antropóloga Jeíza Saraiva. Especialista no tema, Jeíza alerta que, embora tenha sido alcançadas conquistas significativas, a situação da mulher ainda é vulnerável.
A antropóloga explica que a lei protege as mulheres, porém, sem a participação da sociedade os avanços vão ser lentos. “Fazer a mulher falar sobre sua violência não é fácil.”, conta.
A secretária da Mulher, Maria das Graças, ressaltou as melhorias no aparato de proteção e fez uma abordagem sobre os direitos e avanços nesses cem anos. “ Esse dia vai além de ser uma data comemorativa, pois o Dia Internacional da Mulher simboliza uma trajetória de lutas das mulheres para se afirmarem na sociedade e para exercerem seus direitos.”, destaca.
Maria das Graças lembrou ainda que as mulheres tem muito que comemorar, pois ao longo dos anos, vem conquistando seu espaço, destacou os avanços alcançados como o direito ao voto, a inserção da participação feminina no mercado de trabalho, a atuação na vida pública e a aprovação da Lei Maria da Penha, ressaltando que essa lei é resultado da luta das mulheres pelo seu direito de viver uma vida livre e sem violência.
O evento contou com a presença de representantes de secretarias municipais, de associações dos bairros, de conselhos municipais e com a presença da primeira dama do município, Jandira Lira, que parabenizou a todas e destacou a luta pela afirmação da mulher na sociedade.