Foto: Divulgação/PMV |
A prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Saúde municipal, está realizando essa semana mais uma etapa do projeto “Prevenção à Cegueira e Reabilitação Visual”, através fundação Altino Ventura.
Por meio de um consultório móvel instalado na sede da Secretaria de Saúde da Vitória, na Avenida Henrique de Holanda, a ação atenderá 500 pacientes, 100 por dia, nos turnos manhã e tarde até a próxima sexta-feira, dia 01 de março. Neste primeiro dia, cem idosos foram atendidos pelo programa.
Segundo a Secretária Executiva de Ações de Saúde, Karla Fragoso, o projeto visa atender pacientes com idade igual ou superior a 50 anos diagnosticados com catarata. Aqueles que estejam em estado avançado da doença serão encaminhados para exames pré-operatórios como hemograma, glicemia de jejum, parecer cardiológico e outros.
Cabe à secretaria de saúde do município o agendamento dos pacientes interessados no atendimento que devem comparecer a secretaria munidos das cópias do RG e CPF, além de comprovante de residência. No dia da consulta o paciente deverá levar o cartão do SUS.
O programa conta com quatro profissionais que vieram ao município especialmente para o atendimento sendo um médico, dois assistentes oftalmológicos, um assistente social e um motorista.
Esse é o terceiro ano em que a parceira Prefeitura da Vitória e a Fundação Altino Ventura vigora atendendo centenas de vitorienses nesse período, dando uma nova perspectiva de vida a muita gente com a solução de seus problemas de visão.
O trabalho segue nesta terça-feira, dia 26, onde mais cem pacientes previamente agendados serão atendidos.