Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (10), durante entrevista coletiva, pelo secretário de Defesa Social
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem |
Pernambuco conseguiu reduzir em 6,3% o número de homicídios em 2012 se comparado ao ano de 2011. Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (10), durante entrevista coletiva, pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Embora no ano a meta de redução tenha ficado longe dos 12% estabelecidos pelo Pacto Pela Vida, o destaque é o alto índice de redução de crimes violentos letais intencionais (CVLI) após a implantação do Programa Patrulha nos Bairros, em agosto. De lá até dezembro de 2012, o percentual de redução de homicídios ficou em 21,3%.
A Patrulha nos Bairros foi implantada em agosto nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão, todas na Região Metropolitana do Recife, e em Caruaru, no Agreste do Estado. Segundo Damázio, a meta de reduzir em 12% o número de homícidios em 2013 em relação ao ano de 2012 está mantida. A meta não foi batida este ano. “Teremos uma força ainda maior da Patrulha dos Bairros, além da instalação de mais câmeras de segurança pelo Estado e um apoio maior aos usuários de crack”, explicou o secretário.
Em 2012, foram registrados, segundo a SDS, 3.321 homicídios em Pernambuco. Em 2011, foram 3.507 assassinatos. Desde a implantação do Pacto Pela Vida, em maio de 2007, a redução de homicídios no Estado ficou em 34%.
CIDADES – Também foram divulgados pela SDS os números de mortes em algumas cidades. Dentre as cidades apresentadas, a maior redução ficou com Salgueiro, no Sertão, onde a redução foi de 34,3%. Em seguida, estão Olinda (redução de 17,61%), Petrolina (redução de 15,22%), Recife (14,1%) e Caruaru (13,82%). Os números de Jaboatão, Ipojuca e Cabo, importantes cidades da RMR, não foram divulgados.
SEM MORTES – Onze cidades de Pernambuco passaram o ano de 2012 sem registrar homicídios. São elas: Sanharó, Salgadinho, Vertente do Lério, Paranatama, Brejinho, Itapetim, Quixaba, Solidão, Santa Cruz da Baixa Verde, Itacuruba e Exu.
Informações do JC Online