Enem será aplicado neste fim de semana

Mais de 5 milhões de estudantes farão provas para tentar entrada em universidades

Mais de cinco milhões de estudantes brasileiros farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 neste fim de semana. No sábado (3), os alunos interessados em entrar em uma universidade pública ou particular do Brasil vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. Já no domingo (4), os feras fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática. Ainda no domingo, haverá redação, que representa 50% da nota final.


O Enem existe desde 1998, mas ganhou uma importância maior dos alunos do Ensino Médio há três anos, quando foi criado o Sistema Único de Seleção Simplificada (Sisu), que usa a nota do exame como porta de entrada nas universidades federais. Já nas instituições particulares, o resultado do Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer tentar os programas de financiamento e de acesso ao Ensino Superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Do total de universidades federais do Brasil, pelo menos 45 já adotam o Enem para ingresso de alunos. Em Pernambuco, a Universidade Federal (UFPE) adota o Enem como primeira fase do vestibular. A Universidade Federal Rural (UFRPE) utiliza o Sistema Único de Seleção Simplificada (Sisu) como forma de ingresso para a instituição. 

A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro. Os candidatos desta edição do Enem farão o exame em 140 mil salas de 1,6 mil municípios do País.

Na data da prova

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília).

Como são as provas 
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.

Confira os dias da prova 

Sábado, 3 de novembro de 2012 (1º dia)

– Ciências Humanas e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Tempo para a prova: 4h30

Domingo, 4 de novembro de 2012 (2º dia)

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação;

– Matemática e suas Tecnologias
Tempo para a prova: 5h30

Cartão de confirmação 

O Cartão de Confirmação da Inscrição foi enviado para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição até o dia 26 de outubro. Se você não recebeu o Cartão de Confirmação, você pode imprimir o documento por meio da página de acompanhamento da inscrição, no site do Inep.

Folha de Resposta 

Para preencher o gabarito da prova e a redação, só é possível utilizar caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. O uso de lápis e borracha não é permitido.

IMPORTANTE

– Verificar com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas;

– Fazer o trajeto até o local de prova antes da data do Exame;

– Para fazer a prova, é necessária a apresentação de documento original com foto