Com a implantação de novos hospitais públicos e privados em todo o Estado, os gestores em áreas de saúde estão se tornando cada vez mais necessários. Tendo isto em vista, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passa a oferecer o curso superior de bacharelado em saúde coletiva.
O curso terá um total de 60 vagas, sendo 30 para a 1ª entrada e 30 na 2ª entrada. As aulas serão ministradas no Campus de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul do Estado, apenas no período da noite. O estudante já poderá optar curso o novo curso já neste ano de 2013. As inscrições para os cursos da UFPE começam nesta terça-feira (20) e seguem até o dia 3 de dezembro.
O bacharelado terá duração de quatro anos com práticas e estágios em serviços diurnos. Para o presidente da Comissão de Vestibular (Covest), Armando Cavalcanti, os novos profissionais devem atuar na Zona da Mata, região do Estado que apresenta os piores índices sociais. Este é o primeiro curso superior desse tipo em Pernambuco. No Estado havia apenas programas de pós-graduação nesta área.
Além do novo curso, a Covest anunciou que a UFPE vai oferecer para a primeira entrada de 2013 dois cursos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). As oportunidades destinadas ao Sisu/MEC são para Oceanografia (Recife) – 25 vagas e Estatística (Recife) – 30. Este último curso integra o sistema nacional pela primeira vez. Somadas as 55 vagas provenientes desses dois processos seletivos, a UFPE disponibiliza 6.556 vagas em 98 cursos divididos nos Campi Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru.
Do NE10