A partir das 8h deste domingo (7), eleitores de todo o País começam a decidir o futuro de suas cidades nos próximos quatro anos. A oitava eleição municipal direta do Brasil deve levar 6.498.122 pernambucanos às urnas para escolher democraticamente entre os mais de 15 mil candidatos aos cargos do prefeito e de vereador nos 185 municípios do Estado. No Brasil, são 140.498.122 de eleitores.
A votação será encerrada às 17h e a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) é de que até as 22h, 90% dos votos no Estado já tenham sido apurados. O NE10, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai disponibilizar a apuração online e todos os números da eleição em Pernambuco e em todas as capitais brasileiras. A apuração poderá ser visualizada também em celulares e tablets.
A cidade pernambucana com a maior concentração de eleitores é a capital, Recife: 1.169.678 eleitores. Em seguida, vêm os municípios da Região Metropolitana de Jaboatão dos Guararapes, com 416.391, e Olinda, com 307.836 votantes. No Agreste, o principal polo eleitoral é Caruaru, com 185.946, e, no Sertão, Petrolina, com 178.301 eleitores. Em Pernambuco, a maior parte dos votos virá das mulheres, que representam 53% do eleitorado.
PRIMEIRO, O VEREADOR – Dentro da seção, todos terão que apresentar um documento com foto, não sendo necessário levar o título de eleitor. Diante da urna, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco estima que o eleitor vai demorar uma média de 30 segundos para escolher, primeiro, um candidato a vereador, digitando cinco números, e depois um a prefeito, com dois números.
Apesar de as eleições municipais serem mais simples – nas estaduais, é preciso escolher deputados estadual e federal, senador, governador e presidente -, a recomendação é que o eleitor prepare uma cola com os números de seus candidatos para evitar esquecimentos.
Para ajudar na organização do evento, Pernambuco contará com 74.088 mesários, que vão estar disponíveis nas seções eleitorais checando as documentações e orientando os eleitores. Em caso de tumulto ou conflitos, um efetivo de 21.739 policiais militares, civis e bombeiros foi distribuído pelo Estado para garantir a tranquilidade e a segurança no andamento da votação.
Apesar de não serem obrigados a votar, 1.214 detentos de oito unidades prisionais de Pernambuco que ainda não foram julgados poderão participar da escolha de seus representantes. No Recife, haverá duas seções eleitorais desse tipo – uma no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (o antigo Aníbal Bruno) e outra na Colônia Penal Feminina Bom Pastor. O maior reduto eleitoral para detentos é o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do Cabo de Santo Agostinho, com 315 menores aptos a votar.
No Estado, 353.536 eleitores serão identificados através da impressão digital, aumentando a rapidez no momento de votar e diminuindo os riscos de fraude. A tecnologia biométrica estará disponível nos municípios de Aliança, Caruaru, Catende, Cupira, Itamaracá, Itapissuma, Macaparana, Rio Formoso, Sanharó, Tamandaré e Vicência. Apesar de Fernando de Noronha ter realizado o cadastro biométrico, a tecnologia não será usada este ano já que não há eleições municipais no arquipélago.
Apenas três cidades em Pernambuco pode ter segundo turno: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda são as únicas no Estado que possuem mais de 200 mil eleitores. Pelo calendário eleitoral deste ano, o segundo turno está marcado para o dia 28 de outubro.
Do NE10