Até 40% da energia do Nordeste virá de termelétricas a partir de segunda-feira

Medida será tomada para garantir o abastecimento da região

A partir desta segunda-feira (29), 40% do fornecimento de energia para a região Nordeste virá de usinas termelétricas. O anúncio foi feito neste sábado pelo presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco de Almeida. A medida será tomada para garantir o abastecimento por conta da situação de estiagem na bacia do São Francisco, que vem prejudicando usinas hidrelétricas como a de Sobradinho, na Bahia, responsável por cerca de 90% de toda a energia consumida no Nordeste. Atualmente, a usina de Sobradinho opera com apenas 24% de sua capacidade.
Até a ocasião do apagão que deixou o Nordeste e mais alguns estados brasileiros às escuras entre a noite de quinta-feira (25) e a madrugada de sexta (26), 25% da energia da região estava sendo gerada por usinas termelétricas. O Nordeste chega a consumir 10 mil megawatts por semana.
A energia gerada pelas usinas termelétricas vem da queima do gás e do óleo combustível, e é mais poluente e até cinco vezes mais cara que a energia das hidrelétricas, produzida através da força das quedas d’água. O preço pelo maior uso das termelétricas poderá ser pago pelos consumidores brasileiros independente de região, através de reajustes tarifários das concessionárias de energia.
Da Folha PE