Vistoria de veículos que realizam o transporte escolar até o dia 15

3409934a0f008bda7f4e9b9f95e7b3ff.jpg
Em grande parte das escolas pernambucanas, as aulas recomeçaram nessa quarta-feira (1º) depois do recesso do meio do ano. Mas a vistoria dos veículos que realizam o transporte dos alunos só termina no próximo dia 15.


Segundo o Detran-PE, há 1.214 veículos de transporte escolar registrados no Estado. Balanço do órgão mostra que, até esta quinta-feira (2), 460 deles haviam sido vistoriados.


Para os veículos da Região Metropolitana do Recife, a inspeção é na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), na Unidade de Controle de Táxi e Coletivos (DUAT), que fica no bairro da Iputinga, na Zona Oeste da capital. O horário de atendimento é das 8h às 16h.


No interior, a vistoria deve ser feita nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de cada município. Há unidades em Goiana, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Carpina, Timbaúba, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Belo Jardim, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Araripina, Ouricuri, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro. O atendimento é das 8 ás 13h.


» Veja os pré-requisitos para que o veículo seja aprovado:

– Registro como veículo de passageiros;

– Inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

– Pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com dístico ESCOLAR em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;

– Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e de tempo;

– Lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira;

– Cintos de segurança em número igual à lotação.


Apenas motoristas habilitados na categoria D que tenham acima de 21 anos podem dirigir os veículos de transporte escolar. Eles também devem ter participado de curso especializado e não podem ter cometido infrações graves ou gravíssimas ou ser reincidentes em médias durante os últimos 12 meses.


Para que o veículo seja inspecionado, há alguns documentos exigidos: requerimento assinado pelo proprietário; carteira de identidade, CPF, CNH e certificado de participação no curso; documentos do carro e comprovante de regularidade junto à prefeitura.
Do NE10