Policiais federais de Pernambuco aderem à greve nacional

Em ato simbólico, policiais entregam armas (Foto: Kety Marinho/Globo Nordeste)
Os agentes da Polícia Federal (PF) em Pernambuco resolveram aderir à greve deflagrada nacionalmente pela categoria nesta terça-feira (7). De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do estado (Sinpef), Marcelo Pires, a adesão dos servidores é maciça tanto na capital quanto em Salgueiro, no Sertão, e em Caruaru, no Agreste, nas duas delegacias existentes nos municípios. Um assembleia está prevista para acontecer na próxima sexta-feira (10), às 10h, na sede da PF, no Bairro do Recife, para decidir sobre a continuidade ao não do movimento.

Segundo Pires, a categoria vinha cumprindo todas as exigências quanto a espera e agendamento de datas nas negociações com o governo. “Quem nos colocou nessa situação foi o governo. Chegou um ponto em que o último compromisso de data agendado, no dia 31 de julho, o governo não deu qualquer satisfação para a categoria. O pessoal se sentiu injustiçado e ficou difícil segurar nossas bases”, explicou.
Ainda de acordo com Pires, as investigações policiais estão paralisadas, as operações canceladas, vistos para estrangeiros não serão liberados, fiscalizações dos serviços das empresas que fazem segurança privada, assim como equipamentos de bancos privados, estão suspensas, e ainda não serão entregues registros de arma ou porte de arma.Os serviços da Polícia Federal estão sendo realizados dentro dos 30% que a legislação trabalhista exige. “Serviços essenciais como prisões em flagrante, quando chega a Polícia Militar com alguém preso a gente tem que atuar; e apresentação de preso requisitado pela Justiça, esses são basicamente os serviços que serão realizados”, contou o presidente do sindicato.
A categoria reivindica reestruturação de carreira e reajuste salarial, especialmente em relação aos agentes, escrivães e papiloscopistas. “Carreiras típicas de estado já foram reestruturadas, como o Banco Central, agências reguladoras, várias carreiras tiveram essa atenção do governo. Depois de dois anos de negociação, aguardávamos uma posição objetiva, só que o governo nos faltou nesse momento. Vamos sinalizar com a paralisação e na sexta vamos fazer nova assembleia no Recife para deliberar se continuamos com a greve, isso vai depender da postura do governo conosco. O governo já acena para que a gente converse. Em Brasília, representantes da nossa categoria já estão se reunindo para avaliar a proposta do governo em conversar”, disse Marcelo Pires.
Na manhã desta terça, os policiais ainda realizaram um ato simbólico de entrega de armas na sede da PF, no Recife. Eles mantêm a chamada “operação padrão”, quando diminuem o ritmo das atividades nos portos e aeroportos. Na capital pernambucana, o posto da PF no aeroporto só está atendendo passaporte emergencial e pessoas com passagem em mãos. Os alunos de intercâmbio do programa do governo do estado estão sendo atendidos para entrada e retirada de passaporte.
Do G1 PE