Municípios do interior do estado passarão por uma mudança no sistema de provas de habilitação, a partir do mês de agosto. Em Caruaru, Limoeiro, Carpina, Vitória de Santo Antão e Timbaúba, os alunos passam a contar com provas práticas entre a segunda e quinta-feira, no horário das 14h às 17h30. A medida do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) pretende reduzir o tempo de espera dos candidatos à habilitação.
Até julho, uma comissão de exames se deslocava de Recife às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) para a realização de exames práticos, de uma a quatro vezes por mês. Agora, caso o candidato seja reprovado, não precisará esperar 30 dias para realizar uma nova prova, já que haverá a realização de exames semanais.
Hoje, os exames práticos de habilitação acontecem em 23 Ciretrans no interior. No formato atual, os exames realizados entre a segunda e quarta-feira vão avaliar o desempenho de candidatos nas categorias ‘A’ (moto) e ‘B’ (veículo de passeio). Na quinta-feira, a tarde será dedicada aos exames das categorias profissionais (C, D ou E, para dirigir ônibus, transporte de escolares ou caminhões).
Do NE10