Milho dá energia para dançar forró no São João e faz bem à saúde

405203eeabee66600f3f12d6c94d2fd5.jpg
O milho dá energia para aguentar muitas horas de arrasta-pé

Do NE10

Assado na fogueira, cozido, na pamonha ou na canjica. O milho é a base de muitos pratos consumidos no São João. O melhor de tudo é que ele não é só gostoso e bonito, mas também faz bem à saúde, dando energia e proteção ao corpo.


O alimento é uma excelente fonte de fibras. Por ser consumido com a casca, ao contrário do arroz, por exemplo, 100 gramas já fornecem 3,9 gramas de fibra. A necessidade diária humana é de aproximadamente 20 gramas. Esse nutriente ajuda a reduzir os níveis do colesterol e glicose no sangue e auxilia o bom funcionamento do intestino.
Nas festas juninas, o maior benefício do milho é a energia que ele fornece. No mês de dançar forró, ajuda no arrasta-pé, por ser fonte de carboidratos. A mesma quantidade já equivale a 15 gramas do nutriente. Por dia, uma pessoa com dieta normal deve consumir cerca de 150 gramas.

Dessa forma, meia espiga de milho equivale a meio pão francês. Segundo a nutricionista Conceição Chaves, a diferença é que o pão tem um baixo teor de fribras. “O milho pode ter os grãos usados na salada ou ser comido no desjejum, por exemplo, e, como é um vegetal, é muito mais saudável que comidas industrializadas.” Assista ao vídeo em que a nutricionista faz um alerta aos diabéticos:
A estudante de comunicação Júlia Caldas, 23 anos, gosta de comer milho desde criança. “É uma tradição de família, pode ser que esteja na genética”, brinca. Ela conta que uma das suas lembranças engraçadas de adolescente é de comer uma espiga depois de cada festa. “No Recife Antigo, num dia infeliz pra mim e muito feliz pra o vendedor de milho, paguei R$ 20. O problema é que transcendi tanto ao comer o danado do milho que esqueci de pegar o troco. Foi o mais caro de toda a minha existência.”
 

Júlia ataca espiga de milho (Foto: Amanda Miranda/NE10)



Veja o vídeo em que Júlia conta uma aventura que passou com a prima, a também estudante Juliana Marques, 21, para comer milho:

CALORIAS – As receitas juninas geralmente vêm com leite de coco, leite integral e açúcar. Dessa forma, tornam-se extremamente calóricas. Para evitar o peso na consciência depois da festa, a recomendação é por substituir o açúcar por adoçante e o leite integral pelo desnatado.

DOENÇA CELÍACA – Uma boa notícia para quem tem intolerância a glúten, a doença Celíaca: o milho não tem essa proteína. Por isso, aqueles que sofrem durante o ano inteiro sem comer pizza e bolo com os amigos, pode se divertir no São João, quando muitos alimentos são feitos à base do grão.