Dia “D” da Campanha de Vacinação contra Poliomielite é realizado com sucesso em Vitória

capa

Este sábado (16) foi o Dia “D” da I Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, popularmente conhecida como Paralisia Infantil, para menores de 5 anos de idade.
Com o tema “Leve seu super-herói menor de cinco anos ao posto de vacinação. E não esqueça a caderneta”, o Ministério da Saúde conclamou os pais a levarem seus filhos aos postos de saúde municipais para que recebessem a dose.
Em Vitória de Santo Antão a Secretaria de Saúde montou uma grande logística para que todos as áreas urbana e rural do município fossem cobertas.
Dezenas de profissionais da área de saúde  trabalharam na campanha que teve até a presença de atores interpretando o personagem Zé Gotinha.
A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é vacinar no mínimo 95% de crianças menores de cinco anos de idade (de 0 a 4 anos, 11meses e 29 dias).
Além das dezenas de postos de saúde que abriram especialmente para a campanha, que teve início as 8 da manhã e se estendeu até às 17 horas, a secretaria também montou postos volantes em várias escolas municipais oferecendo assim melhor cobertura e possibilidade de deslocamento dos pais que trouxeram seus filhos para receberem as duas gotinhas vacinais.
O Brasil tem o certificado internacional da OMS (Organização Mundial da Saúde) como país que atinge suas metas de erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.
A campanha segue até o dia 6 de julho de 2012 nas Unidades de Saúde da Vitória.
Informações do Portal da Prefeitura da Vitória