Os professores da rede estadual interessados em inscrever suas turmas para participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro têm até a próxima sexta-feira (25) para realizarem suas inscrições – que acontecem através do portal www.escrevendoofuturo.org.br. Esta é a terceira edição do concurso – uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Cultural – que, neste ano, tem o tema: O lugar onde vivo. A coordenação técnica é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
Ao participar do concurso, os professores estabelecem uma diretriz determinada para o trabalho em sala de aula, explica Conceição Borba, técnica em Língua Portuguesa da Gerência de Ensino Infantil e Fundamental (GEIF). “Eles usam uma metodologia de trabalho que articula a produção de textos aos demais eixos do ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa: a leitura, a oralidade e a reflexão sobre a língua”.
As inscrições estão acontecendo desde 19 de março. Já receberam o material de apoio – que está disponível no site da Olimpíada – as escolas públicas, estaduais e municipais, que já se inscreveram. O material traz sequências didáticas para trabalhar com quatro diferentes gêneros textuais:
Poema: para 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries do ensino fundamental);
Memórias Literárias: para 7º e 8º anos (6ª e 7ª séries);
Crônica: para 9º ano (8ª série) e 1º ano do ensino médio;
Artigo de Opinião: 2º e 3º anos do ensino médio.
A Secretaria de Educação, por meio da GEIF, já promoveu, nos últimos dias 7 e 8, uma formação com técnicos e professores de cada uma das gerências regionais de educação (GREs). “O objetivo foi a sensibilização e a divulgação da Olimpíada e o estudo dos gêneros trabalhados”,explica Conceição, que ministrou a formação.
O secretário de Educação, Anderson Gomes, reforçou a ideia de que “muito mais que um concurso, a Olimpíada é uma oportunidade de transformar o ensino da escrita em uma ação docente voltada à formação do aluno para a vida em sociedade e para o pleno exercício da cidadania”.
Informações do Portal da Secretaria de Educação de PE